Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/10/deputada-questiona-secretaria-sobre-caso-de-aluno-autista-de-votuporanga-nao-pode-acontecer-n77155 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Deputada questiona Secretaria sobre caso de aluno autista de Votuporanga: ‘não pode acontecer!’
Andréa Werner (PSB) foi diagnosticada com TEA aos 47 anos; ela é ativista dos direitos dos autistas
A deputada estadual Andréa Werner (PSB) vai questionar a Secretaria de Estado da Educação sobre o caso do adolescente de 13 anos que teria sido abusado na Escola Estadual Doutor José Manoel Lobo, em Votuporanga. O menor de idade é portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), assim como a parlamentar, que é ativista dos direitos dos autistas.
Nas redes sociais, a deputada escreveu: “vamos oficiar a Secretaria da Educação para entender porque um aluno autista e com deficiência intelectual não tinha acompanhamento adequado e porque demoraram a comunicar a família. Isso não pode acontecer e muito menos se repetir!”.
Andréa, que foi diagnosticada com TEA aos 47 anos, é formada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Casou-se aos 31 anos e teve o primeiro filho aos 32 anos. Em 2010, após seu filho receber o diagnóstico de autismo, passou a estudar a condição e, em seguida, criou o blog Lagarta Vira Pupa com a intenção de falar de suas experiências como mãe de um autista.
O projeto ganhou relevância dentro da comunidade brasileira do autismo ao falar sobre diagnóstico, aceitação do autismo, saúde mental e política. Andréa começou a palestrar em eventos de autismo e em programas televisivos. Em 2016, lançou o livro "Lagarta Vira Pupa: A vida e os aprendizados ao lado de um lindo garotinho autista". Em 2017, lançou o livro infantil "Meu amigo faz iiiii".
A ativista também foi colunista da revista Crescer. Com o tempo ampliou seu foco para a causa da Pessoa com Deficiência. Em janeiro de 2021, Andréa Werner anunciou a fundação do Instituto Lagarta Vira Pupa, formado por mães de crianças com deficiência e mulheres com deficiência, entre elas autistas.
Em 2021, Andréa anunciou sua filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Foi candidata a deputada estadual por São Paulo nas eleições de 2022, tendo sido eleita com 88.772 votos. A parlamentar é presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Assembleia Legislativa.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/10/deputada-questiona-secretaria-sobre-caso-de-aluno-autista-de-votuporanga-nao-pode-acontecer-n77155
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco