Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/10/idav-completa-26-anos-atendendo-pessoas-com-deficiencia-visual-e-auditiva-em-votuporanga-n77179 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Idav completa 26 anos atendendo pessoas com deficiência visual e auditiva em Votuporanga
O Instituto do Deficiente Áudio Visual de Votuporanga foi fundado pelo médico oftalmologista Benedito Aurélio Martins de Lacerda
Instituto do Deficiente Áudio Visual de Votuporanga realiza um importante trabalho na cidade (Foto: Idav)
Daniel Marques daniel@acidadevotuporanga.com.br
O trabalho desenvolvido pelo Instituto do Deficiente Áudio Visual de Votuporanga já ajudou inúmeras pessoas da cidade e região. São 26 anos de história e de auxílio, que são comemorados com muita felicidade por colaboradores e atendidos.
O Idav foi fundado em 11 de agosto de 1997 pelo médico oftalmologista doutor Benedito Aurélio Martins de Lacerda. No início, os atendimentos eram realizados na casa dele, com um pequeno grupo de deficientes visuais, mas ao longo do tempo o grupo foi se expandindo e passou para um novo endereço, que foi sendo alterado conforme a necessidade. Hoje a sede fica na rua Dona Maria de Freitas Leite, 2. 704, no bairro Vila Nova. Atualmente são 40 atendidos, entre deficientes visuais e auditivos.
Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h, e as oficinas são desenvolvidas presencialmente nas terças, quartas e quintas-feiras. O grupo que frequenta as oficinas é composto por adultos e idosos de diferentes faixas etárias, que participam de atividades que potencializam suas autonomias e habilidades, proporcionando melhora na qualidade de vida.
A equipe é composta por coordenador social, assistente social, psicóloga, instrutora terapêutica, instrutora de atividades manuais, cuidadoras sociais, cozinheira, interprete de libras, orientador de braile, além de voluntários e parceiros.
A oferta do serviço acontece por meio do acompanhamento social com os atendidos e seus respectivos cuidadores e/ou familiares, de forma direta e em caráter protetivo. “O que mais me incentiva em continuar com meu voluntariado junto aos demais profissionais daqui é o olhar para trás, ver o quanto tudo evoluiu e constatar que os atendidos manifestam alegria, gratidão e entusiasmo em poder contar com uma instituição que não mede esforços para que eles evoluam como seres humanos dignos e felizes”, destacou a presidente Izabel Ricardo Araújo.
O Idav é uma OSC (Organização da Sociedade Civil) é certificada nacionalmente, bem como possui inscrição no Conselho Municipal do Idoso, Conselho Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
O serviço visa, assim como na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, a oferta de atendimento especializado a famílias com pessoas com deficiência e idosos com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas.
Feliz e grato
Perguntado como se sente em saber que o Idav já ajudou tantas pessoas nesses 26 anos, o fundador, doutor Benedito, contou que se sente muito feliz e grato. “Essa ação não foi só minha, uma vez que temos muito a compartilhar com muita gente. Eu continuo sonhando com um Idav mais forte e ajudando cada vez mais pessoas”, comentou.
As oficinas
A oficina de Convivências, de Diálogos e Habilidades é desenvolvida pela psicóloga, que tem como objetivo o reconhecimento de capacidades, progresso na comunicação e convívio, avanço de autonomia e habilidades.
Já a oficina de Capacidade Sensorial e Independência é liderada pela instrutora terapêutica e visa a melhora da locomoção e mobilidade, e desenvolvimentos de habilidade em tarefas simples da vida diária. A oficina de Atividades Manuais, Culturais e Meio Ambiente é ministrada pela instrutora de atividades manuais, que trabalha com a terra, com o meio ambiente, trazendo o atendido para mais perto da natureza, desenvolvendo a criatividade dos participantes.
A oficina de braile orienta o atendido com a escrita e leitura em braile, trazendo autonomia para o deficiente visual.
Projeto Atualmente o Idav conta ainda com o projeto Melhor Idade em Ação que é uma parceria com o Conselho Municipal do Idosos. Por meio desta iniciativa, a OSC oferta mais duas oficinas: de atividades físicas e de pintura em tecido.
Como participar
Para participar das atividades do Idav é necessário ir até o endereço ou ligar no telefone (17) 3406 – 4684. A instituição, então, realiza as devidas orientações para inserção na OSC, lembrando sempre que o critério principal é ter deficiência visual e/ou auditiva.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/10/idav-completa-26-anos-atendendo-pessoas-com-deficiencia-visual-e-auditiva-em-votuporanga-n77179
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco