Entidade fundada em 1985 e com sede no Pozzobon realiza um importante trabalho de preparação de jovens no mercado de trabalho
Lar Beneficente Celina atende 190 jovens (Foto: Lar Celina)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Na Zona norte de Votuporanga uma entidade realiza um importante trabalho de assistência social. Trata-se do Lar Beneficente Celina que oferta cursos, oficinas e, entre outras ações, ajuda jovens a se prepararem para o mercado de trabalho.
Fundado em 25 de janeiro de 1985 com o propósito de ampliar as atividades assistenciais do Grupo Espírita Maria de Nazaré, o Lar Beneficente Celina iniciou suas atividades como creche, cuidando de crianças de seis meses a cinco anos de idade. Posteriormente, passou a atender também crianças de seis a 10 anos.
Atualmente a entidade tem como foco adolescentes de 11 a 18 anos de idade, no contraturno escolar, desenvolvendo atividades diversas e dois importantes projetos em parceria com Senac, Senai e Sesi: Espaço Jovem e Projeto Jovem Aprendiz.
O Projeto Espaço Jovem oferece oficinas de informática, canto, percussão popular, capoeira, piano, ioga, educação física, violão, desenho, teatro, dança, oficinas socioeducativas, atividades com educadoras sociais e letramento. Além dessas ações, há atendimento psicológico individual e em grupo, e são servidos almoço e lanche da tarde. Este programa acolhe 75 adolescentes em situação de vulnerabilidade, risco pessoal e social.
Já o Projeto Jovem Aprendiz oferta aulas de informática, visando a capacitação profissional e preparo para o primeiro emprego. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Senac, por meio Programa de Aprendizagem, e com a empresa Frango Rico. São 40 adolescentes sendo preparados para a inserção no mercado de trabalho. “O meu sentimento enquanto presidente do Lar Celina é de gratidão a Deus e aos que iniciaram este trabalho para que eu pudesse viver esta experiência preciosa. Participar da vida destes jovens que vão desenvolvendo suas potencialidades e nos encantando a cada dia é algo incomparável. O prazer que sinto é indescritível”, destacou Maria Cristina Gratão Fonseca, presidente da entidade.
Projeto SOS Família
O Lar conta ainda com o Projeto SOS Família com atendimento com reuniões e visitas domiciliares, oferecendo orientação psicológica e social, visando o acompanhamento do grupo familiar dos adolescentes atendidos pela instituição.
Cursos profissionalizantes
Na parceria com o Senac, 75 adolescentes participam de cursos profissionalizantes de Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos e Preparação para o Mundo do Trabalho. Da união com o Senai, é ofertado o curso de Operador de Microcomputador. Já com o apoio do Sesi, é oferecido o curso de Robótica.
Refeições
Com esses projetos, o Lar Celina atende diariamente a 190 adolescentes e suas respectivas famílias, servindo em torno de 300 refeições/dia. O Lar Beneficente Celina fica na rua Leonardo Commar, 3.179, no bairro Pozzobon, zona Norte da cidade.