O caso gerou preocupação entre os pais de crianças e adolescentes que costumeiramente utilizam o espaço para praticar esportes
Não é a primeira vez que onças são vistas no perímetro urbano de Votuporanga; em 2021 uma foi capturada no bairro Portal dos Lagos (Foto: Reprodução)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Depois do aparecimento de cobras, um morador disse ter avistado agora uma onça nas proximidades da “Areninha” esportiva do Jardim Belo Horizonte, o popular bairro Pacaembu, em Votuporanga. O caso veio à tona neste final de semana, após postagens nas redes sociais, e gerou preocupação, principalmente entre os pais de crianças e adolescentes que costumeiramente utilizam o espaço para praticar esportes.
O alerta foi feito por Carlos Espósito, mais conhecido como “Bila”. Segundo ele, tratava-se de uma onça parda, que correu para a mata sentido ao bairro Boa Vista assim que o viu.
“Tem muita gente que não acredita, mas fiz a postagem justamente para alertar as pessoas. Já vimos ali muitas cobras, lobos guará e outros animais, então é importante ficar esperto e tomar cuidado”, disse o morador.
A “Areninha”, que é composta de um campo de futebol society e uma quadra de basquete 3x3, foi inaugurada no final do ano passado e está localizada ao lado de uma área de preservação ambiental, onde inclusive passa um córrego. Por estar em seu habitat natural, Bila não acionou a Polícia Ambiental, mas achou melhor compartilhar a situação para que todos fiquem atentos.
Cobra
Como afirmou o morador, aliás, essa não é a primeira “visita” inusitada que os usuários da Areninha do Pacaembu presenciam. No início do ano outro morador viu uma cobra, provavelmente da espécie Jiboia, de aproximadamente 1,5 metro de comprimento, passeando pelo espaço esportivo.
Na época, ele chegou a filmar a cena e compartilhou nas redes sociais e grupos do bairro o que assustou os demais moradores, já que muitas crianças brincam naquele espaço diariamente.
Onças
Também não é a primeira vez que onças são avistadas no perímetro urbano de Votuporanga. No final do ano passado uma onça foi flagrada por populares em cima de uma árvore, na avenida Catarina Martins Lopes, bem atrás do Assary Clube de Campo, no bairro Jardim Alvorada.
Na ocasião, o Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar a captura do animal, mas antes que a onça fosse pega ela pulou e fugiu para uma reserva ambiental ao lado do local. Antes disso, no final de 2021, moradores do bairro Jardim Portal dos Lagos, na zona Sul de Votuporanga, levaram um susto. Uma onça invadiu uma casa na rua Maria Camillo Bimbato, que fica nas proximidades de uma pequena mata.
Assustados, os moradores acionaram o Corpo de Bombeiros, que se deslocou imediatamente para o local e conseguiu realizar a captura por meio de uma gaiola de aço. Ninguém ficou ferido. Após o resgate, os bombeiros acionaram a Polícia Ambiental que buscou o animal e o levou para uma região de mata, onde ele foi devolvido ao seu habitat natural.