Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/10/prefeitura-aciona-projeto-votuporanga-contra-o-aedes-n77128 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Prefeitura aciona projeto 'Votuporanga contra o Aedes'
A decisão foi tomada em meio à onda de calor e pancadas de chuvas, situação perfeita para a proliferação do mosquito da dengue
O prefeito Jorge Seba (PSD) editou na segunda-feira (2) um decreto determinando o acionamento do projeto “Votuporanga contra o Aedes Aegypti”, iniciativa que reforça as ações contra a dengue no município. A medida foi publicada no Diário Oficial e, dentre outras ações, ela direciona 80 servidores municipais efetivos para o combate ao mosquito transmissor da dengue.
A decisão foi tomada em meio à onda de calor e pancadas de chuvas, situação perfeita para a proliferação do mosquito da dengue, o que reforça a necessidade de intensificação nas ações de controle ao vetor das arboviroses, em especial nos bairros em que os moradores não são encontrados durante a semana.
A medida leva em consideração ainda o resultado da Avaliação de Densidade Larvária de julho, onde o município apresentou índice de infestação do vetor Aedes Aegypti de 1.6, o que mantém o alerta para possível epidemia de Arboviroses (Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela).
Desta forma, os agentes atuarão no dia 21 de outubro (um sábado) na intensificação dos trabalhos de visitas aos imóveis e ações de eliminação dos criadouros, na tentativa de orientar os moradores que não são encontrados nas visitas durante a semana.
Conscientização Para o combate ao Aedes aegypti, vale advertir sobre o papel fundamental da população na manutenção das ações de combate. As pessoas devem manter os cuidados, permanentemente, em suas residências, verificando e eliminando o armazenamento de água parada e os recipientes que possam acumular água e virar criadouros do mosquito.
Portanto, a secretaria da Saúde orienta à população a manter os quintais sempre limpos, eliminando garrafas, sacolas plásticas, entre muitos outros recipientes que possam acumular água da chuva. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais com água, bucha e sabão; limpar calhas, utilizar produtos (detergente, sabão em pó) nos ralos internos e externos, a fim de se evitar a proliferação do vetor.
Os munícipes devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima ou unidades de pronto atendimento, imediatamente, após os primeiros sinais e sintomas, que são febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas e erupções na pele, cansaço, moleza e dor no corpo, dores nos ossos e articulações, náuseas e vômitos, tontura e perda de apetite e paladar.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/10/prefeitura-aciona-projeto-votuporanga-contra-o-aedes-n77128
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco