Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/10/prefeitura-de-votuporanga-reforca-a-seguranca-e-intensifica-trabalhos-contra-o-aumento-de-moradores-de-rua-n77383 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Prefeitura de Votuporanga reforça a segurança e intensifica trabalhos contra o aumento de moradores de rua
Em meio às reclamações de comerciantes sobre o surgimento de uma ‘Cracolândia’ na Concha Acústica, novas medidas são adotadas
A Prefeitura de Votuporanga reforçou a segurança e intensificou os trabalhos sociais contra o aumento do número de moradores em situação de rua na região central do município. As novas medidas se dão em meio às reclamações de comerciantes sobre o surgimento de uma espécie de ‘Cracolândia’ na Concha Acústica, um dos cartões postais da cidade.
O caso foi denunciado inicialmente pelo vereador Jurandir Benedito da Silva, o Jura (PSB), que oficiou a Prefeitura solicitando intervenções urgentes no local. Depois disso, o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista) de Votuporanga também entrou na briga e chegou a procurar a Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência contra a situação.
Tanto Jura, como o presidente do Sincomércio, João Herrera Martins, relatam que os comerciantes estão “pedindo socorro”, pois as pessoas que estão se abrigando na Concha Acústica estariam aborrecendo, ameaçando e até extorquindo as pessoas que visitam as lanchonetes e lojas da região. Isso, segundo eles, tem afugentado os clientes, que evitam comprar naquela redondeza para evitar esse tipo de situação.
Diante desse cenário o A Cidade questionou a Prefeitura de Votuporanga sobre quais meditas têm sido implementadas para controlar o aumento do número de moradores de rua na região central da cidade.
Em resposta, a Administração Municipal afirmou que a Secretaria de Direitos Humanos realiza ações por meio de busca ativa, onde são ofertados: passagem para cidade de origem; acolhimento temporário, quando constam vagas, na Comunidade Assistencial Irmãos de Emaús (Casa Abrigo); pernoite, quando constam vagas, na Comunidade Assistencial Irmãos de Emaús; doação de roupas por meio do Roupa Solidária, programa do Fundo Social de Solidariedade; doação de kit higiene.
Além disso, ainda conforme a Prefeitura, também é oferecida alimentação através do programa Prato Solidário, mantido pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com as entidades socioassistenciais Associação Beneficente Adolfo Bezerra de Menezes, Associação Beneficente Irmão Mariano Dias e Comunidade São Francisco de Assis.
A Secretaria de Direitos Humanos também possui o programa emergencial “Votuporanga em Ação 2” que contempla as pessoas em situação de rua com vagas de emprego temporárias, para que possam ter oportunidades de reinserção não só no mercado de trabalho como, também, no meio social. Além disso, são oferecidas orientações e elaborações de currículos e cadastro no EmpregaVotu aos interessados.
“É importante esclarecer que todas as ações e serviços ofertados às pessoas em situação de rua nem sempre são aceitas por este público, que muitas vezes optam em viver desta maneira. A Secretaria de Direitos Humanos não mede esforços para mudar esta realidade e está lutando, junto com o terceiro setor, para que seja implantada uma segunda casa de abrigo emergencial em Votuporanga para os que aceitam este tipo de ajuda, pois acreditamos que com um novo espaço será possível amenizar esse desafio social”, diz a Prefeitura.
Enquanto esse desafio não é superado, porém, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança e a Polícia Militar intensificaram as ações na região central, inclusive, com direcionamento das equipes da Atividade Delegada.
“Sempre que [a população] presenciar atitudes ilícitas das pessoas em situação de rua pelo centro e demais locais de Votuporanga, deve ser acionada a Polícia Militar pelo 190. A Secretaria de Direitos Humanos orienta também a todos para que não deem nenhum tipo de dinheiro, a popular esmola, pois os mesmos utilizam deste recurso para compras de bebidas alcoólicas e drogas”, conclui a Prefeitura.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/10/prefeitura-de-votuporanga-reforca-a-seguranca-e-intensifica-trabalhos-contra-o-aumento-de-moradores-de-rua-n77383
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco