Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/10/serie-a3-comeca-dia-24-de-janeiro-com-mudancas-n77449 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Série A3 começa dia 24 de janeiro com mudanças
O gerente de futebol da Votuporanguense, Rogério Fernandes, explicou o que foi definido ontem no Conselho Técnico
O Campeonato Paulista da Série A3 de 2024 terá mudanças no formato. Ontem, no Conselho Técnico da Federação Paulista de Futebol, realizado no Hotel Intercontinental, em São Paulo, os clubes votaram e aprovaram algumas alterações, entre elas a forma de disputa da segunda fase.
Direto da capital, o gerente de futebol da Votuporanguense, Rogério Fernandes, que representou o CAV no Conselho, conversou com a reportagem do jornal A Cidade. Membros das 16 equipes que disputam a competição se reuniram com os representantes da FPF, entre eles o presidente da Federação, Reinaldo Carneiro Bastos, e o vice-presidente, o ex-jogador Mauro Silva. “Foram tratados vários assuntos: cota da Federação, horários dos jogos, formato e início do torneio, marcado para começar em 24 de janeiro. As questões foram votadas e aprovadas pela maioria”, explicou o representante da Alvinegra.
A novidade para esta edição é que a segunda fase será disputada em mata-mata, também chamada de playoffs. Em 2024, os oito melhores disputam da seguinte forma: o primeiro colocado joga contra o oitavo, o segundo pega o sétimo, o terceiro enfrenta o sexto e o quarto melhor classificado duela contra o quinto. Os clubes com melhores campanhas decidem em casa, sem nenhuma vantagem. Em caso de empate, a decisão será em cobrança de pênaltis.
A etapa inicial do torneio segue igual, com os 16 times se enfrentando em turno único. Nos dois últimos anos, as oito melhores equipes disputaram uma segunda fase em dois quadrangulares. “Foi uma sugestão da Federação, mas a decisão foi da maioria dos clubes”, observou Rogério.
Na votação sobre a forma de disputa, o CAV foi voto vencido. O clube entende que o formato com os grupos seria melhor. “Acreditamos que assim há uma maior chance de classificação, porque quando você faz um jogo não tão bom, existe a oportunidade de recuperar dentro da chave”, apontou. O gerente entende também que, por outro lado, no mata-mata o time com a pior campanha entre os oito pode eliminar o primeiro colocado. Existe também o impacto financeiro, já que nos playoffs são menos jogos disputados. “Mas isso faz parte do futebol, a maioria votou assim, então cabe à Votuporanguense se adaptar ao formato, trabalhar forte, fazer uma boa pré-temporada e buscar o acesso para A2”, acrescentou.
Sobre os horários, o que está definido até o momento é que os confrontos de quarta-feira ocorrem às 15h ou 20h (para estádios que têm iluminação aprovada pela Federação). Aos domingos, as partidas devem ser realizadas às 10h. A tabela da Série A3 ainda não foi divulgada.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/10/serie-a3-comeca-dia-24-de-janeiro-com-mudancas-n77449
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco