Cidade
‘A cidade está virando uma latrina’, dispara vereador sobre descarte de lixo
A situação está tão grave, segundo os vereadores, que um deles chegou a dizer que a cidade “está virando uma latrina” de tanta sujeira espalhada pelo município
publicado em 22/11/2023
O vereador Jura disse que a cidade “está virando uma latrina” por conta do descarte irregular de lixo e entulho em vários pontos (Foto: Assessoria)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
O velho problema sobre o descarte irregular de lixo e entulho em terrenos baldios e estradas municipais de Votuporanga voltou a ganhar destaque na sessão da Câmara Municipal da noite de ontem. A situação está tão grave, segundo os vereadores, que um deles chegou a dizer que a cidade “está virando uma latrina” de tanta sujeira espalhada pelo município.
O primeiro a puxar o assunto foi o vereador Chandelly Protetor (Podemos), que levou para a tribuna a reivindicação de alguns moradores que solicitaram a limpeza das reservas ambientais da cidade.
“As reservas ambientais de nossa cidade estão sendo invadidas por algumas pessoas que jogam entulhos, sofás velhos, madeira e todo o tipo de lixo. Gente, se você não tem respeito pelo meio ambiente e pelo espaço público, que é pago com o seu dinheiro, você não tem respeito por você mesmo e pela sua saúde”, disse o vereador.
As palavras de Chandelly foram endossadas por Jurandir Benedito da Silva, o Jura (PSB), que foi além e disse que a cidade está à beira do caos e se tornando uma “latrina”.
“Enquanto o poder público não instalar as devidas câmeras, a cidade segue um caos. Temos que pegar essas pessoas que estão fazendo isso (descarte irregular de lixo) para aplicar aquela multa de R$ 5 mil, do contrário não tem jeito, a cidade está virando uma latrina, está suja e com todo o tipo de lixo”, disparou Jura.
Diante desse cenário os dois vereadores incentivaram que a população denuncie as pessoas que estiverem descartando lixo irregularmente na cidade. As denúncias podem ser feitas na Ouvidoria da Prefeitura por meio do 0800 770 3590.
‘Disque Ecotudo’
O debate fomentou também novamente o pedido sobre a criação de um “Disque Ecotudo” em Votuporanga. A ideia visa combater o descarte irregular de lixo e entulhos na cidade.
Em sua justificativa, Chandelly afirma que apesar dos Ecotudos estarem bem distribuídos pela cidade, muitos ainda encontram dificuldade de utilizá-los por não terem recursos para pagar o frete para a destinação correta de entulhos e móveis velhos, por exemplo.
“Mesmo com três unidades do Ecotudo as pessoas não levam e não descartam o lixo no Ecotudo. Muitos preferem jogar na via pública, tem preguiça, mas temos também que existem algumas pessoas que não possuem um veículo e nem condições de pagar um frete para poder levar esse lixo. Então, com o ‘Disque Ecotudo’ a Saev poderia buscar o lixo na casa dessas pessoas que não tem condições e dessa forma poderemos manter a cidade mais limpa”, explicou o vereador.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/11/a-cidade-esta-virando-uma-latrina-dispara-vereador-sobre-descarte-de-lixo-n77734