Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/11/apae-mais-de-50-anos-acolhendo-pessoas-com-necessidades-especiais-em-votuporanga-e-regiao-n77547 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Apae: mais de 50 anos acolhendo pessoas com necessidades especiais em Votuporanga e região
A Apae de Votuporanga tem como missão promover e articular ações de garantia e defesa de direitos das pessoas com deficiência
Pessoas com necessidades especiais de Votuporanga e região são atendidas pela instituição (Foto: Apae)
Daniel Marques daniel@acidadevotuporanga.com.br
Excelência no acolhimento de pessoas com necessidades especiais. Assim é a Apae de Votuporanga, que há mais de 50 anos atende da melhor maneira possível crianças, jovens e adultos da cidade e região.
Criada em 16 de outubro de 1972, a Associação Pais Amigos Excepcionais tem hoje 158 atendidos entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual, deficiência múltipla (deficiência intelectual associada à outra deficiência) e ou transtorno global do desenvolvimento (associado à deficiência intelectual) que necessitam de apoio constante.
Em 2023, a entidade completou 51 anos de existência. É uma OSC (Organização da Sociedade Civil) sem fins lucrativos, que tem como missão promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, prestação de serviços de referências, apoio à família direcionado à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, necessidades educacionais especiais e de pessoas em situação de vulnerabilidade social visando à inclusão na sociedade.
Na Área de assistência social, oferta o Serviço de Proteção Social Especial de Media Complexidade, o qual presta atendimento especializado às pessoas com deficiência com algum grau de dependência.
Este serviço compreende ações que possibilitam a ampliação da rede de apoio da família quanto aos cuidados requeridos pelas pessoas com deficiência como: acesso a serviços e benefícios, programas de transferência de renda, atividades cooperativas, culturais, de lazer e de convívio, através de oficinas de dança, balé, contação de histórias, música e canto, currículo funcional natural. O intuito é superar a exclusão social, incentivando a independência e autonomia das pessoas com deficiência, bem como defendendo e garantindo os seus direitos.
Na área da educação, oferece atendimento escolar na modalidade de Educação Especial para pessoas com Deficiência Intelectual, Múltipla (deficiência intelectual associada à outra deficiência) e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), que necessitam de apoio permanente/pervasivo.
Na área da saúde, oferta atendimentos multidisciplinares com objetivo de possibilitar melhora da qualidade de vida e potencializar a funcionalidade do indivíduo, possibilitando evolução e autonomia, incentivando a inclusão social.
Os atendimentos são realizados individualmente ou em grupo, de acordo com a especificidade de cada um e do plano terapêutico do paciente, proporcionando atividades funcionais, de estimulação sensorial e psicomotora, através de técnicas como Pediasuit, treino locomotor em esteira de reabilitação, integração sensorial e estimulação multissensorial através da sala Snoezelen.
A abordagem multidisciplinar proporcionada através do programa terapêutico de habilitação e reabilitação incentiva o envolvimento direto dos profissionais, cuidadores e familiares proporcionando estratégias e ações estabelecidas a partir das especificidades de cada paciente, considerando o impacto da deficiência sobre sua funcionalidade, bem como, os fatores clínicos, emocionais, ambientais e sociais envolvidos. Isso potencializa o processo terapêutico, promovendo autonomia e a participação efetiva com máximo grau de funcionalidade na construção de projetos de vida pessoais e sociais.
Missão
A Apae de Votuporanga tem por missão promover e articular ações de garantia e defesa de direitos das pessoas com deficiência, prevenção, orientação, prestação de serviços de qualidade, apoio à família direcionado à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, necessidades educacionais especiais e em situação de vulnerabilidade social visando à construção de uma sociedade justa, solidaria e inclusiva.
Municípios
Além de Votuporanga, a instituição atende pessoas de Álvares Florence, Américo de Campos, Cosmorama, Parisi, Sebastianópolis do Sul e Cardoso. “Para todo esse trabalho ser executado, temos 53 funcionários, 10 estagiários em parceria com a Unifev e mais 12 educadores sociais”, contou a presidente Márcia Cardoso Luqueti Gianoti.
Diretoria
Presidente: Márcia Cardoso Luqueti Gianoti Vice-presidente: Cláudio Luis Romeiro Primeiro-secretário: Alício Simioli Segundo-secretário: Douglas José Gianoti Primeiro-tesoureiro: Clovis de Prosdocimi Segundo-tesoureiro: Donizete Aparecido Fonseca
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/11/apae-mais-de-50-anos-acolhendo-pessoas-com-necessidades-especiais-em-votuporanga-e-regiao-n77547
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco