Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/11/associacao-beneficente-irma-elvira-quase-70-anos-de-trabalho-assistencial-em-votuporanga-n77650 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Associação Beneficente Irmã Elvira: quase 70 anos de trabalho assistencial em Votuporanga
A entidade é uma das pioneiras quando o assunto é assistência social em Votuporanga; hoje são mais de 90 crianças atendidas
Associação Beneficente Irmã Elvira foi fundada em 1954 e é uma das pioneiras em assistência social no município (Foto: Associação Irmã Elvira)
Daniel Marques daniel@acidadevotuporanga.com.br
Fundada em 3 de setembro de 1954, a Associação Beneficente Irmã Elvira é uma das pioneiras quando o assunto é assistência social em Votuporanga. São quase 70 anos de serviços prestados em dois braços de trabalho: a Educação Infantil, ligada à Secretaria de Educação, e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ligado à Secretaria de Assistência Social.
A entidade é uma associação civil, sem fins lucrativos, de duração indeterminada e área de atuação em todo o território de Votuporanga. Tornou-se Centro de Educação Infantil (CEI) em 2002, contando com o atendimento de crianças de 6 meses a 3 anos e 11 meses.
Com a finalidade de colaborar com desenvolvimento integral da criança, a Educação Institucional visa à primeira infância, contribuindo com a complementação ou implantação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças.
As crianças são divididas em turmas, iniciando com o Berçário II (1 ano a 2 anos), passando pelo Maternal I (2 anos a 3 anos) e concluindo no Maternal II (3 anos a 3 anos e 11 meses) com uma média anual de 72 crianças. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, no período das 7h às 17h. As crianças recebem cinco refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. São desenvolvidas atividades pedagógicas, por meio do desenvolvimento e estimulação de potencialidades das crianças de acordo com sua faixa etária. As atividades lúdicas oferecidas aos pequenos visam a socialização e recreação, desenvolvendo os valores sociais e noções das relações em sociedade e grupo.
Assistência
Já a Organização de Sociedade Civil tem por finalidade o atendimento assistencial às crianças e suas respectivas famílias, de forma gratuita, continuada, permanente e planejada, objetivando a convivência social, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, a defesa e a garantia de seus direitos. A Associação oferta ações socioassistenciais da Proteção Social Básica – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, projeto que proporciona a prevenção da ocorrência de situações de vulnerabilidade social e riscos como: exclusão social, alienação, diferentes formas de violências, fragilização de vínculos, entre outras, possibilitando contribuir no enfrentamento diário, na prevenção e na promoção da criança e sua família.
Neste braço do trabalho oferecido, hoje a entidade atende 20 crianças, na faixa etária de 4 anos a 6 anos de idade, de segunda a sexta-feira, no período das 12h30 às 17h. Elas recebem duas refeições: lanche da tarde e jantar. São ofertadas atividades de convivência, como oficina de artes, cultura, artesanato, convivência social, familiar e comunitária, oficina de música e atividades de recreação. “É importante ressaltar o trabalho desenvolvido na instituição por meio de voluntários, como a confecção de enxovais para as mães gestantes atendidas e para a comunidade. Também participam de outras atividades para arrecadar dinheiro para a instituição, como confecção de artesanatos para o bazar, organização do bazar da pechincha, produção de pães, roscas e pizzas para venda e promoções de almoços”, explicou Maria Célia Rodrigues dos Santos, primeira-tesoureira. A entidade conta com 17 funcionários, e com o apoio de voluntários.
Felicidade Para Maria Célia, é uma grande felicidade fazer parte desta instituição que é idônea e referência de trabalho e assistência na comunidade. “É uma honra participar da diretoria executiva da Associação Beneficente Irmã Elvira. Sou voluntária desde 1997, dando continuidade ao trabalho que já é realizado há quase 70 anos. Aproveito a oportunidade para convidar as pessoas para conhecerem um pouco mais de perto o trabalho desenvolvido aqui na casa”, disse a primeira-tesoureira.
Associação Beneficente Irmã Elvira fica na rua Mato Grosso, 3.766, no bairro Vila São Vicente, região Central da cidade. O telefone para contato é (17) 3421 – 5851.
Diretoria
Presidente: Vera Lúcia Ribeiro Fuza Vice-presidente: Elza Mara Pignatari Pinzan Primeira-secretário: Norma Gregório Russo Primeira-tesoureira: Maria Célia Rodrigues dos Santos Segunda-tesoureira: Fátima Bueno da Silva Corrêa
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/11/associacao-beneficente-irma-elvira-quase-70-anos-de-trabalho-assistencial-em-votuporanga-n77650
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco