Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/11/projeto-de-regulamentacao-do-5g-e-enviado-a-camara-de-fernandopolis-pelo-prefeito-n77750 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Projeto de regulamentação do 5G é enviado à Câmara de Fernandópolis pelo prefeito
O projeto servirá para a adequação do município à infraestrutura de suporte necessária para operacionalizar a nova tecnologia 5G
O prefeito de Fernandópolis, André Pessuto, encaminhou à Câmara Municipal um projeto crucial para a adequação do município à infraestrutura de suporte necessária para operacionalizar a nova tecnologia 5G. Essa regulamentação se mostra indispensável para atender às normas federais e possibilitar a instalação de novas torres de celular.
O planejamento de Fernandópolis já obteve aprovação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), marcando a conclusão da fase 4 do processo. A cidade aguarda agora a liberação da faixa de 3,5 GHz, prevista para ocorrer até junho de 2024.
Segundo a última atualização da Anatel, mais de 2.456 municípios estavam liberados para a utilização do 5G, alcançando aproximadamente 156 milhões de brasileiros, o que representa 73% da população. No envio do projeto à Câmara, o prefeito Pessuto destacou a importância da regulamentação para a expansão dos serviços de comunicação, abrangendo telefonia móvel, internet banda larga e serviços de emergência. “Isso impulsiona o progresso tecnológico, contribuindo para a inovação e a competividade nacional. O avanço tecnológico e o aumento da demanda por serviços de comunicação impõem a necessidade de expandir a infraestrutura existente”, ressaltou.
O projeto visa regulamentar as regras federais para a implementação do 5G em Fernandópolis. A nova tecnologia demanda a expansão das antenas, com um possível aumento de cinco a dez vezes em relação ao número atual. A demora na atualização das regras pode representar uma barreira para a instalação dessas infraestruturas, comprometendo a plena utilização do 5G e de outras inovações tecnológicas.
Atualmente, 26 cidades na região já possuem legislações que viabilizam a implantação da tecnologia 5G. Em Fernandópolis, a expectativa é de que a Câmara Municipal delibere sobre o projeto com agilidade, permitindo que a cidade se alinhe às exigências tecnológicas e possa usufruir plenamente dos benefícios do 5G até junho de 2024.
O presidente da Câmara, João Pedro Siqueira, tem sido um defensor da modernização tecnológica na cidade e, em julho, participou do seminário TecnoCidades em Rio Preto, buscando sensibilizar os municípios para a rápida adaptação da legislação às demandas da tecnologia 5G.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/11/projeto-de-regulamentacao-do-5g-e-enviado-a-camara-de-fernandopolis-pelo-prefeito-n77750
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco