Cidade
Lar Beneficente Viver Bem acolhe idosas há quase 20 anos na região Leste de Votuporanga
A instituição acolhe e garante proteção integral a pessoas idosas; o Lar tem o seu trabalho de qualidade reconhecido no município
publicado em 02/12/2023
A Lar Beneficente Viver Bem visa o bem-estar, clínico, mental e social das idosas (Foto: Lar Viver Bem)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Com a missão de cuidar das idosas da melhor forma possível, foi criado em Votuporanga, no dia 20 de abril de 2004, o Lar Beneficente Viver Bem, na avenida Catarina Martins Lopes, 5.370, no bairro Jardim Alvorada, zona Leste da cidade.
O Lar é uma instituição que atua no atendimento de assistência social, com serviços de atenção primaria em saúde. Oferece atendimento a pessoas com 60 anos ou mais, do sexo feminino, em caráter de Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).
A entidade acolhe e garante proteção integral a pessoas idosas com inexistência do grupo familiar, com vivência de situações de violações, visando proteção integral, reconstrução e/ou fortalecendo de vínculos familiares, comunitários e sociais. Ela possibilita que as idosas busquem seus direitos através de orientações, encaminhamentos, cuidado, interação, cultura, lazer e a convivência comunitária por meio de articulação com a rede de serviço.
Também são desenvolvidas ações entre as idosas, familiares e a comunidade, proporcionando a valorização da pessoa idosa. É incentivado o desenvolvimento do protagonismo e de capacidades para a realização de atividades da vida diária. A instituição garante um ambiente de respeito e dignidade, preservando a identidade da pessoa idosa, e desenvolve ações para fomentar o protagonismo, a independência e o auto-cuidado.
Objetivos
A entidade visa o bem-estar, clínico, mental e social das idosas, fortalecendo vínculos familiares rompidos e/ou fragilizados, tudo com muito comprometimento, ética, responsabilidade, humanização e efetividade. Atualmente, 20 pessoas idosas são atendidas.
Ações oferecidas
O Lar tem assistência de enfermagem 24 horas, sete dias da semana, acompanhamento nutricional, atendimentos grupais e individuais às idosas e aos familiares, direcionados por psicóloga e assistente social.
A Oficina “Fortalecimento de vínculos familiares e comunitários” tem ações por meio de rodas de conversa, atendimentos individuais e atendimento familiar.
A Oficina “Intergeracionalidade”, por meio de articulação com clubes de serviços e escolas, proporciona a troca de experiência, através da contação de história, atividade grupal e/ou individual, garantindo cultura, lazer e a convivência comunitária.
A Oficina de “Valorização e cuidados da beleza da pessoa idosa” proporciona ações para desenvolver o protagonismo, a independência e o auto-cuidado através do “dia da beleza”.
As capacitações e reuniões possibilitam o direito idoso, através de orientações, encaminhamentos, roda de conversa com assuntos relevantes, interação entre o grupo, transformando e empoderando as participantes por meio do conhecimento.
Na “Oficina Resiliência”, conduzida pela psicóloga, são efetuados grupos, com roda de conversa, dinâmicas, atendimentos grupais e individuais, abordando temas relevantes ao público alvo, com o intuito de fortalecer e empoderar.
O reconhecimento como de Utilidade Pública Municipal ocorreu por meio da pela Lei 4.376, de 8 de fevereiro de 2008. Através de parcerias, o Lar consegue ampliar o número de atendimentos e oferece um espaço adequado, novo e arejado, com maior qualidade aos atendimentos.
Diretoria
Presidente: Maria Augusta Caitano dos Santos Marques
Vice-presidente: Miguel João Gossn
Tesoureira: Paulo Cesar da Silva
Vice-Tesoureira: Claudia Fabiana Sampaio Gonzales
Secretaria: Valdi Caetano dos Santos
Vice-secretário: Maria Lúcia Mendonça Amendola Scamati
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/12/lar-beneficente-viver-bem-acolhe-idosas-ha-quase-20-anos-na-regiao-leste-de-votuporanga-n77871