Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/01/com-duas-estreantes-e-um-no-quinto-mandato-conselheiros-tutelares-da-cidade-tomam-posse-n78377 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Com duas estreantes e um no quinto mandato, conselheiros tutelares da cidade tomam posse
Anny Santos Zirondi e a Professora Rosa Helena são estreantes como conselheiras tutelares; Dica foi para o quinto mandato
Lideranças da cidade, entre elas o prefeito Jorge Seba, prestigiaram a posse do Conselho Tutelar (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Marques daniel@acidadevotuporanga.com.br
Em ato com a presença de diversas autoridades, os cinco conselheiros tutelares de Votuporanga eleitos em outubro tomaram posse ontem. A cerimônia ocorre na Secretaria Municipal de Direitos Humanos. Foram diplomados Osmair Francisco (Dica), Cristiana Aparecida de Souza Pereira, Rosa Helena Luiz (Professora Rosa Helena), Anny Zirondi e Renata Garcia Dias (Tia Rê).
“Estamos com boas expectativas para o trabalho. Nós temos que trabalhar bastante porque a atuação no Conselho Tutelar é árdua. Lá são muito problemas, nós só trabalhamos com problemas, mas estamos aqui para lutar pelas causas das crianças e dos adolescentes”, contou Dica, que foi para o seu quinto mandato. Entre os desafios, Dica observou a falta de conhecimento da população sobre as atribuições do Conselho Tutelar. “Muitas vezes as pessoas cobram algo do Conselho, mas que não é nossa função. Por exemplo, o Conselho não é órgão fiscalizador”, pontuou.
Anny Santos Zirondi e Rosa Helena Luiz (Professora Rosa Helena) são estreantes como conselheiras. Sobre a chegada de duas novas colegas, Dica comentou que as expectativas para o trabalho são boas, uma vez que as duas são pessoas idôneas e que estão com muita vontade de trabalhar.
O prefeito Jorge Seba empossou os conselheiros e destacou que a cidade tem uma teia social de proteção, sempre muito atuante, e o Conselho Tutelar faz parte dela. “Os conselheiros estão lá na ponta, onde são detectados os problemas e encaminhados para as autoridades. Estamos aqui para cumprimentá-los, dizer que eles podem contar com o Poder Público e que estamos dispostos a caminhar juntos”, falou.
O Conselho Tutelar de Votuporanga é vinculado administrativamente à Secretaria de Direitos Humanos, que tem como secretário Emerson Pereira. “Espero que todos possam realizar um excelente trabalho, lutando por nossos adolescentes e crianças que ainda sofrem muito. O Conselho é um órgão eleito pela sociedade para ajudar quem realmente precisa", disse o secretário.
Eleição A eleição aconteceu no dia 1º de outubro de 2023 no CEM "Professor Faustino Pedroso", e foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Foram eleitos Osmair Francisco (706 votos); Cristiana Aparecida de Souza Pereira (676 votos); Rosa Helena Luiz (571 votos); Anny Zirondi (462 votos) e Renata Garcia Dias (449 votos).
São suplentes Aline Procópio (432 votos), Neusa Carvalho (408 votos) e Celma Fraga (380 votos). O Conselho Tutelar de Votuporanga fica na rua Tietê, 3.059, no bairro Santa Eliza. Os telefones para mais informações são (17) 3422 – 2288 e 3422 – 4468.
Atribuições do Conselho Tutelar Dentre suas atribuições, os principais objetivos do Conselho Tutelar são zelar pelo cumprimento de direitos de crianças e adolescentes e garantir absoluta prioridade na efetivação de direitos, além de aplicar medidas protetivas às crianças e adolescentes, bem como medidas aos pais ou responsáveis.
O expediente do conselheiro tutelar é das 7h30 às 17h de segunda a sexta-feira, totalizando jornada semanal de 40 horas. Porém, fora do expediente normal, bem como aos sábados, domingos e feriados, os membros do Conselho se organizam através de plantão para que possam atender ao público, em qualquer horário, em casos de ameaça aos direitos da criança e do adolescente. O telefone do plantão é (17) 98134 – 5442.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/01/com-duas-estreantes-e-um-no-quinto-mandato-conselheiros-tutelares-da-cidade-tomam-posse-n78377
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco