Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/01/com-mais-de-mil-casos-e-uma-morte-em-um-ano-votuporanga-segue-alerta-contra-a-dengue-n78398 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Com mais de mil casos e uma morte em um ano, Votuporanga segue alerta contra a dengue
Secretaria da Saúde de Votuporanga destaca ações que são realizadas para combater a proliferação do mosquito aedes aegypti
A nebulização veicular é uma das ações realizadas pela Secretaria Municipal da Saúde (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Marques daniel@acidadevotuporanga.com.br
Números obtidos pelo jornal A Cidade junto à Secretaria da Saúde de Votuporanga mostram que em 2023 foram registrados mais de mil casos positivos da dengue e uma morte em decorrência da doença.
Foram exatos 1.060 casos positivos, sendo 49 em janeiro, 132 (fevereiro), 258 (março), 162 (abril), 110 (maio), 39 (junho), 18 (julho), 26 (agosto), 19 (setembro), 53 (outubro), 99 (novembro) e 95 em dezembro. Em 2024, foram registrados dois casos positivos, conforme esse levantamento da Secretaria.
O jornal A Cidade noticiou recentemente que a família de uma idosa, de 71 anos, moradora do bairro São Cosme, na zona Leste da cidade, afirma que a mulher morreu em por causa da dengue – a Secretaria Municipal da Saúde investiga o caso. No primeiro dia do ano, ela se sentiu mal, então foi internada na Santa Casa por volta das 17h. No dia seguinte, terça-feira (2), próximo das 23h30, foi transferida para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), onde não resistiu e morreu às 00h40 de quarta-feira (3).
A Secretaria ressalta que o trabalho de prevenção contra a proliferação do aedes aegypti é diário. “O trabalho de prevenção e controle de arboviroses é realizado diariamente de forma ininterrupta. Os agentes de saúde (ACE e ACS) realizam visita casa a casa, orientando os moradores e eliminando focos e criadouros”, garantiu a pasta. Os casos suspeitos de dengue, notificados, são trabalhados com visita dos agentes para eliminação de focos e criadouros no raio de 150 metros, e os casos positivos (com exame positivo) são pulverizados com inseticida para eliminação dos vetores adultos (aedes aegypti). A Saev Ambiental e Secretaria de Obras da Prefeitura estão realizando limpeza nos dissipadores de água pluvial, evitando a proliferação de vetores nos locais.
Pontos estratégicos (como borracharias, ferro-velho e indústrias) são trabalhados a cada 15 dias e recebem pulverização com adulticida a cada 60 dias. Imóveis especiais (como escolas e unidades de saúde), são vistoriados todo mês. “Estamos realizando a nebulização veicular noturna, em locais com elevado número de suspeitos e positivos”, explicou.
A pasta afirmou ainda que novas ações estão sendo planejadas pela Prefeitura de Votuporanga, através da Secretaria da Saúde, e devem ser divulgadas em breve. “O objetivo é intensificar o trabalho desenvolvido e reforçar a sensibilização da população”, explicou.
Questionada se existem ações especiais em relação à variante DENV3, a pasta respondeu que o trabalho contra a dengue segue as mesmas diretrizes, independentemente da variante viral. “No início da detecção da variante Denv 3, a área foi trabalhada com raio ampliado, sendo trabalhado em bloqueio e nebulização veicular noturna, 80 quadras nas proximidades”, esclareceu.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/01/com-mais-de-mil-casos-e-uma-morte-em-um-ano-votuporanga-segue-alerta-contra-a-dengue-n78398
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco