Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/01/psicologa-de-votuporanga-fala-sobre-a-campanha-janeiro-branco-em-prol-da-saude-mental-n78322 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Psicóloga de Votuporanga fala sobre a campanha ‘Janeiro Branco’ em prol da saúde mental
Joseane Zacarin Pereira falou sobre a importância da campanha e principalmente sobre quebrar os tabus sobre a saúde mental
O ano inicia com a promessa de novas metas e objetivos. É nesse sentido que a campanha “Janeiro Branco” entra em ação para que os votuporanguenses passem a olhar com cuidado para a sua própria saúde mental, quebrar tabus e cuidar de si mesmo durante esse 2024. Foi como explicou sobre o assunto a psicóloga do SanSaúde, Joseane Zacarin Pereira.
Joseane destacou a relevância dessa iniciativa, especialmente no que diz respeito a combater preconceitos e promover a conscientização sobre a saúde mental. “Como psicóloga clínica, vejo a importância desse momento para chamar a atenção das autoridades e incentivar políticas públicas voltadas para a saúde mental”, afirma Joseane.
O bem-estar mental, segundo a profissional, exerce um papel direto em nosso cotidiano, influenciando o desempenho no trabalho, nas relações sociais e na qualidade de vida. A OMS (Organização Mundial da Saúde) define saúde mental como o estado de bem-estar no qual o indivíduo reconhece suas habilidades, lida com o estresse cotidiano, trabalha produtivamente e contribui com a comunidade.
Transtornos mentais, como ansiedade, depressão e o esgotamento profissional (burnout), tornam-se cada vez mais comuns. “O aumento desses casos no país destaca a urgência de abordar e combater essas condições, tornando o Janeiro Branco mais crucial do que nunca”, complementa Joseane.
A psicóloga oferece dicas práticas para promover a saúde mental no dia a dia, a primeira delas é se informar melhor sobre o tema. A segunda é a de sempre praticar atividades físicas, alimentação saudável e qualidade de sono. Além de manter relações sociais saudáveis e engajar-se em atividades prazerosas, não apenas obrigatórias. Estabelecer tempo de qualidade para descanso e autocuidado, e buscar compreender as emoções e sentimentos. Além de enfatizar o positivo e aprender a enxergar o lado bom das situações.
Ela também aconselha a considerar a psicoterapia como ferramenta para o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Se houver necessidade ou se conhecer alguém que precise, procurar um psicólogo ou psiquiatra é fundamental. Esses profissionais podem oferecer suporte e encaminhar para o tratamento adequado. “Ao abraçarmos a campanha Janeiro Branco e estabelecermos o cuidado com a saúde mental como uma meta para o ano, contribuímos para um ambiente mais saudável e equilibrado, promovendo não apenas o bem-estar individual, mas também o coletivo. Vamos quebrar tabus, conscientizar e, juntos, construir um 2024 mais saudável mentalmente", destaca Joseane.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/01/psicologa-de-votuporanga-fala-sobre-a-campanha-janeiro-branco-em-prol-da-saude-mental-n78322
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco