Cidade perdeu uma das maiores varejista de carnes do Brasil; balanço do setor econômico, porém, segue positivo, apontam dados
A Swift, uma das maiores varejistas de carne, fechou as portas em Votuporanga (Foto: A Cidade)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Uma das maiores varejistas de carnes do país, a Swift, encerrou suas atividades em Votuporanga. Quem passa pela Avenida Brasil, esquina com rua Fioravante Davanzo, observa o imponente prédio, que foi ocupado por pouco mais de dois anos, fechado e com uma faixa de agradecimento aos clientes.
O jornal A Cidade procurou o Grupo JBS, proprietário da marca, para saber o que motivou o fechamento, mas não houve manifestação oficial. Antes de fechar, porém, o que se ouvia dos funcionários é que a unidade não havia atendido as expectativas da empresa em relação a faturamento, muito por questões culturais da população local.
A Swift foi uma das 324 empresas que encerraram suas atividades no município durante o ano de 2023. Os números fazem parte de um levantamento feito pelo A Cidade Junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e, apesar de parecerem assustadores, revelam também que, para cada empresa que fechou na cidade, outras três foram abertas.
No último ano, conforme o levantamento, 1.195 empresas foram abertas em Votuporanga, ou seja, um saldo positivo de 871 novos geradores de emprego na cidade. Em comparação com 2022, o aumento no saldo positivo de novas empresas foi de 7%.
Desempenho
De acordo com dados da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), o setor que teve maior abertura de empresas em Votuporanga no ano de 2023 foi de “serviços”, responsável por 56,6% do total de aberturas no município. Dentro desse setor, as áreas que se destacaram foram o de “saúde” e “educação”, que registraram um crescimento de 20% e 15%, respectivamente, em relação ao ano anterior.
O setor de “comércio” também apresentou bons resultados, com 29% do total de aberturas. O destaque foi para as atividades de comércio de vestuário, que registraram um crescimento de 10% em relação ao ano anterior.
Já o setor “industrial” ficou em terceiro lugar, com 12,4% do total de aberturas. O destaque foi para as atividades de metalurgia, que registraram um crescimento de 15% em relação ao ano anterior.
Os outros setores que registraram aberturas significativas em 2023 foram: “construção civil”, com um crescimento de 10%, “agronegócio” que cresceu 5% e transporte e logística, com um crescimento de 15% em relação ao ano anterior.
“Esses resultados mostram que Votuporanga é um município com um perfil diversificado, com oportunidades de negócios em diversos setores”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Beleza.
Ainda de acordo com o secretário, o bom desempenho de Votuporanga no cenário econômico foi impulsionado por uma série de fatores, como localização estratégica, mão de obra qualificada, incentivos fiscais e um ambiente favorável para negócios.
“Votuporanga oferece uma série de incentivos fiscais para empresas que se instalarem no município. Esses incentivos incluem redução de impostos, isenção de taxas e subsídios. Além disso, a cidade tem um ambiente favorável aos negócios, com instituições que apoiam o desenvolvimento econômico, como a Secretaria de Desenvolvimento e o Sebrae”, completou Rodrigo Beleza.
Cidade atraente
Esses fatores combinados, na visão do secretário de Desenvolvimento, tornam Votuporanga um destino atraente para investidores que buscam oportunidades de negócios.
“A cidade oferece um ambiente propício para o crescimento de empresas de diversos setores, incluindo indústria, serviços e logística. Além dos fatores mencionados acima, também é importante destacar o papel da iniciativa privada na promoção do desenvolvimento econômico de Votuporanga. As empresas locais têm sido parceiras da Prefeitura e do governo estadual na realização de ações que atraem novos negócios para a cidade”, frisou.
Para este ano, segundo Beleza, Prefeitura de Votuporanga tem grandes expectativas para a atração de novas empresas. Para alcançar esse objetivo, a secretaria tem uma série de planos em andamento. Um deles é a melhoria do EmpregaVotu, um portal importante de oportunidades de emprego que hoje já conta com mais de 10.000 curriculuns, mais de 150 prestadores de diversos serviços e mais de 330 empresas.
Outro plano é a realização de uma série de missões empresariais, com o objetivo de promover Votuporanga para investidores de todo o país. As missões serão realizadas em parceria com instituições de ensino e entidades empresariais.
A secretaria de Desenvolvimento Econômico também está trabalhando para melhorar a infraestrutura do município, com o objetivo de oferecer melhores condições para as empresas que se instalarem na cidade.
“Com esses planos, a secretaria espera atrair empresas de diferentes setores, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de Votuporanga”, concluiu.