Cidade
Alertas para tempestades preocupam e Votuporanga sedia treinamento da Defesa Civil com 175 municípios
Operação São Paulo Sempre Alerta reuniu na cidade Defesas Civis das regiões de Rio Preto, Araraquara, Barretos, Franca e Ribeirão Preto
publicado em 01/02/2024
Votuporanga recebeu ontem representantes da Defesa Civil de 175 cidades do interior paulista para treinamento sobre chuvas de verão (Foto: A Cidade)
Franclin Duarte
franclin@acidadecotuporanga.com.br
Preocupada com as perspectivas de tempestades para os próximos dias em todo Estado de São Paulo, a Defesa Civil estadual realizou ontem em Votuporanga um treinamento para integrantes de Defesas Civis de 175 municípios das regiões de São José do Rio Preto, Araraquara, Barretos, Franca e Ribeirão Preto. A iniciativa foi batizada de “Operação São Paulo Sempre Alerta”.
As palestras ocorreram no plenário da Câmara Municipal e a abertura contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Jorge Seba (acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Rose Seba); o deputado estadual Carlão Pignatari e sua chefe de Gabinete, Karina do Carmo; a major Cláudia Andreia Bemi, diretora do Departamento de Proteção e Defesa Civil do Estado; o vereador Jura; o secretário da Cidade, Fábio Okamoto; os responsáveis pelas Defesas Civis das regiões de Rio Preto (Cap. PM Fernando Mançano) e Barretos (Ten. Wellington); e o comandante do Corpo de Bombeiros de Votuporanga, Ten. André Luiz Teixeira.
O treinamento contou com aulas sobre as condições meteorológicas para o período de chuva, apresentadas pelos meteorologistas da Climatempo. A Coordenadoria Estadual apresentou também a Situação de Anormalidade, Logística Humanitária, Assistência Social na emergência e Mapeamento Comunitário de Risco.
Em entrevista ao A Cidade, o meteorologista da Defesa Civil do Estado, Vitor Takao, afirmou que até março há grande probabilidades de chuvas intensas acompanhadas de fortes rajadas de vento e também de raios.
“O verão por si só já é um período propício para estes eventos mais severos, então é sempre importante alertar as pessoas e preparar os profissionais para estes fenômenos que acontecem”, disse o profissional.
Ao término, os participantes receberam certificados e os municípios representados pontuaram no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) e no Programa Município Verde Azul, além de cumprir um dos critérios para o recebimento do “Kit Operação Chuvas de Verão”.
“Os participantes presentes no treinamento também passam a ser multiplicadores das ações do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil em suas comunidades e contribuirão, sobremaneira, para a redução de riscos e resposta rápida a desastres nesses períodos chuvosos”, reforçou a major Cláudia Andreia Bemi, diretora do Departamento de Proteção e Defesa Civil do Estado.
Para o prefeito Jorge Seba é uma honra sediar um treinamento de tamanha importância no preparo destes profissionais que atuam e se dedicam às suas comunidades em momentos de desastres.
“Nós, aqui em Votuporanga, fazemos o planejamento de longa data de micro e macrodrenagem para contribuir com a absorção das águas de chuvas. Quero deixar aqui nosso agradecimento ao Governo do Estado de São Paulo, na pessoa do Governador Tarcísio de Freitas, pela importância que tem dado ao aparelhamento, não só de equipamentos, mas, especialmente, de recursos humanos para a Defesa Civil”, concluiu o prefeito Jorge Seba.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/02/alertas-para-tempestades-preocupam-e-votuporanga-sedia-treinamento-da-defesa-civil-com-175-municipios-n78700