“Votu + Limpa”, como foi batizada a ação, irá recolher todo o tipo de lixo acumulado nas casas, exceto materiais de construção
Semelhante ao “Cidade Limpa”, novo arrastão irá percorrer os bairros recolhendo lixo que acumule água parada (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuproanga.com.br
A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Saúde e com o envolvimento de todas as demais secretarias municipais, irá iniciar na sexta-feira (9) um arrastão de limpeza pela cidade com o objetivo de eliminar possíveis focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Batizada de “Votu + Limpa”, a ação irá recolher todo o tipo de lixo acumulado nas casas, exceto galhos e materiais de construção.
O arrastão será iniciado pelos bairros São Cosme e Damião, região onde está concentrado o maior número de casos de Dengue e, inclusive, de onde saiu a primeira vítima fatal da doença neste ano, a senhora Shirlei Dias Ferreira da Silva, de 71 anos. Até o momento já foram confirmados 174 casos da doença e outros 738 estão em investigação.
Na quinta-feira (8) à noite os moradores desses bairros devem retirar de suas casas tudo o que desejarem jogar fora e colocar em suas calçadas. Na sexta, por volta das 7h, as equipes da Prefeitura irão passar com caminhões e máquinas recolhendo móveis velhos, pneus, eletrodomésticos inutilizados, plásticos, tambores e outros materiais recicláveis que serão levados para triagem no Ecotudo e depois poderá ter o descarte correto para cada tipo de resíduo. Não serão coletados entulhos ou restos de construção civil, podas de árvores e jardins.
“Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para combater a dengue, mas acima de tudo, precisamos da ajuda da população. Precisamos que cada um cuide dos seus quintais, retirem tudo que possa acumular água e, principalmente, permitam que nossos agentes possam entrar em suas casas para fazer a vistoria e eliminar possíveis criadouros. Apenas juntos conseguiremos vencer essa batalha”, frisou o prefeito Jorge Seba (PSD).
Um cronograma com os demais bairros a serem contemplados com o “Votu + Limpa” deve ser anunciado nos próximos dias pela Prefeitura.
Colapso
O “Votu + Limpa” faz parte de um pacote de ações anunciado pela Prefeitura de Votuporanga que visa evitar um novo colapso no sistema de saúde, tal como ocorreu durante a pandemia de Covid-19, quando vidas foram perdidas por falta de leitos hospitalares. A quantidade de casos confirmados e em investigação já preocupa, mas tendência é que piore muito com a chegada do período chuvoso.
“Nosso índice de infestação da larva do mosquito da dengue está muito alto e nosso trabalho agora não é mais para evitar uma epidemia, pois isso não será mais possível, mas sim tentar evitar um colapso no nosso sistema de saúde, como aconteceu durante a pandemia da Covid-19. Precisamos da ajuda de todos para evitar um cenário de caos”, enfatizou a secretária da Saúde, Ivonete Félix, durante o anúncio do novo pacote de ações.
Vila América recebe nebulização veicular nesta semana
Dando continuidade às ações de combate à Dengue, entre hoje e quinta-feira (8), a Vila América irá receber a nebulização veicular noturna. O trabalho consiste em fortalecer as demais medidas que vêm sendo adotadas com o objetivo principal de eliminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
A nebulização ocorre das 18h às 22h, antes disso, a população recebe, através do carro de som que transita pelas ruas dos bairros, instruções como deixar portas e janelas abertas para que a névoa (fumaça) entre e a ação seja eficaz. Outra orientação que os agentes passam aos moradores é para que protejam frutas e alimentos, comedouros e bebedouros de animais de estimação e gaiolas de pássaros.
Neste ano, a Secretaria da Saúde já realizou essa ação em outros bairros como Parque das Nações, Residencial Morini, Jardim Alvorada, São João, Cecap 1, Matarazzo, Estação, Monte Alto e Palmeiras I.
O trabalho de combate às arboviroses é uma união de forças entre Poder Público e população. Além da prevenção realizada durante o ano todo pela Prefeitura, é necessário também a conscientização e colaboração da própria comunidade em adotar medidas preventivas e manter os cuidados permanentemente em seus domicílios.
A Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde orienta a população a deixar os quintais sempre limpos; verificar recipientes como garrafas, pratos de vasos de plantas e sacolas plásticas que podem acumular água; limpar calhas; tampar caixas d'agua e utilizar produtos como detergente e sabão em pó diluídos em água nos ralos internos e externos, para evitar a proliferação do vetor. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais frequentemente com água, bucha e sabão.