Cidade
Saev inaugura obra que promete acabar com o risco de falta d’água em Votuporanga
O projeto, aliás, foi acelerado justamente após o último contingenciamento no município, e garante a interligação de 100% dos sistemas de captação de água
publicado em 30/05/2024
O prefeito Jorge Seba e o então superintendente da Saev, Gustavo Vilela, entregaram juntos a obra na manhã desta quarta-feira (Foto: A Cidade)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Em uma cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (29), o prefeito Jorge Seba (PSD) e o então superintendente da Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Votuporanga), Gustavo Gallo Vilela, inauguraram uma obra que promete espantar de uma vez por todas o fantasma da falta d’água em Votuporanga: a interligação do Poço Oeste com a ETA (Estação de Tratamento de Água). O projeto, aliás, foi acelerado justamente após o último contingenciamento no município, e garante a interligação de 100% dos sistemas de captação de água.
A entrega das obras foi feita em uma solenidade realizada na própria ETA, com a presença de autoridades municipais, como o próprio prefeito e o superintendente e também o presidente da Câmara, Daniel David (MDB), acompanhado do vereador Osmair Ferrari (PL) e o vice-prefeito Cabo Valter, além de funcionários da Saev, convidados e a imprensa. Durante o cerimonial, o prefeito agradeceu ao empenho de cada um dos colaboradores da autarquia em tirar o projeto do papel e destacou a segurança hídrica que a obra traz para o município.
“Com essa obra, a cidade passa a contar com 3 milhões de litros de água a mais por dia, o equivalente a 90 milhões de litros por mês. Volume produzido no Poço Oeste, que passa a operar com o dobro da produtividade e reforçar o sistema de abastecimento de toda a cidade”, destacou o prefeito.
Ainda durante a solenidade, o projeto foi apresentado ao público presente, mostrando a complexidade do projeto e as adequações que foram feitas e que garantiram uma economia de mais de R$ 2 milhões em recursos públicos. De acordo com o então superintendente da Saev, Gustavo Vilela, esta é uma das obras mais importantes do ponto de vista de abastecimento desta gestão.
“Provavelmente essa é a obra mais importante da gestão. O prefeito Jorge Seba me deu essa tarefa assim que assumi. Todos os sistemas ficam interligados e podem um socorrer o outro aí quando tem manutenções, quando tem algum episódio de reforma, obra e mesmo com crises hídricas que vamos invariavelmente passar e com isso a gente garante o abastecimento de água para a população. Isso aqui é realmente uma entrega importantíssima e talvez a mais importante dessa gestão”, completou.
O valor total da interligação foi de R$ 3.667.134,11, sendo integral de recursos próprios da Saev Ambiental. Em Votuporanga, o sistema de abastecimento de água é formado pela Represa Municipal de Captação “Prefeito Luiz De Haro”, a ETA, os quatro Poços Profundos: Sul, Norte, Sudeste e Oeste, além dos Poços Semiartesianos no distrito de Simonsen e na Vila Carvalho.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/05/saev-inaugura-obra-que-promete-acabar-com-o-risco-de-falta-d-agua-em-votuporanga-n80438