Cidade
Votuporanga registra mais uma morte por Dengue e passa dos 3 mil casos da doença
A vítima foi um homem, 65 anos, que faleceu no dia 28 de março, mas só teve a causa confirmada agora após análises laboratoriais
publicado em 09/05/2024
Votuporanga confirmou nesta semana o registro de mais uma morte por Dengue, é o sexto óbito pela doença em 4 meses (Foto: Agência Brasil)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
A secretaria municipal da Saúde de Votuporanga, confirmou o registro de mais uma morte por Dengue no município, a sexta só neste ano. A vítima foi um homem, 65 anos, que faleceu no dia 28 de março, mas só teve a causa confirmada agora após análises laboratoriais.
A vítima era moradora do bairro Chácara Aviação. Ele chegou a ser internado, mas não resistiu e morreu. Anteriormente, outras quatro vítimas sucumbiram ao vírus, incluindo uma mulher de 85 anos, residente do bairro Vila Marin, outra de 71 anos, moradora do bairro São Cosme; uma mulher de 74 anos, residente na Chácara da Aviação; um homem de 70 anos, do bairro Pozzobon; e um homem de 68 anos, que vivia no Colinas.
Além das vítimas fatais, outros 3 mil votuporanguenses contraíram a doença apenas nos quatro primeiros meses deste ano. Há ainda 4 mil casos em investigação, além de dez casos de chikungunya já confirmados e outros oito suspeitos.
Ajuda
Na semana passada o prefeito Jorge Seba (PSD) voltou a pedir a ajuda da população na luta contra a Dengue em Votuporanga. Em entrevista à Cidade FM, o chefe do Executivo Municipal alertou sobre o aumento no número de casos e frisou que só com o envolvimento de todos será possível frear o avanço da doença na cidade.
“Nós seguimos fortes com todas as ações de combate envolvendo todos os nossos agentes de saúde visitando casas, aplicando o inseticida e eliminando criadouros. Estamos também com os mutirões aos sábados e também temos as ações educativas nas escolas, mas nada disso tem o resultado que precisamos se cada um de nós não fizer a sua parte dentro e fora de nossas casas”, apelou Jorge Seba.
Como ajudar
A população em geral pode ajudar na luta contra a Dengue cuidando de suas casas e quintais. A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti que se reproduz em água parada.
As pessoas podem ajudar eliminando recipientes que possam acumular água em suas casas e comunidades, como vasos de plantas, pneus velhos, recipientes de armazenamento e outros itens que possam se tornar locais de reprodução para os mosquitos. Manter quintais, pátios e áreas comuns limpas e bem cuidadas pode ajudar a reduzir os locais onde os mosquitos podem se reproduzir.
Além disso, é necessário limpar calhas; tampar caixas d'agua e utilizar produtos como detergente e sabão em pó diluídos em água nos ralos internos e externos, para evitar a proliferação do mosquito. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais frequentemente com água, bucha e sabão.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/05/votuporanga-registra-mais-uma-morte-por-dengue-e-passa-dos-3-mil-casos-da-doenca-n80143