Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/06/vereador-pede-a-realizacao-de-mutirao-de-cirurgias-de-catarata-em-votuporanga-n80664 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Vereador pede a realização de mutirão de cirurgias de catarata em Votuporanga
Segundo o edil, as duas doenças oftalmológicas têm preocupado os votuporanguenses
Após oficiar o Governo do Estado sobre as longas filas de espera para o tratamento de glaucoma, que como noticiado pelo A Cidade chega a quatro anos de espera, o vereador Jurandir Benedito da Silva, o Jura (PSB), solicitou ontem, durante a sessão da Câmara Municipal, a realização de um mutirão de cirurgias de catarata em Votuporanga. Segundo o edil, as duas doenças oftalmológicas têm preocupado os votuporanguenses.
Em seu pronunciamento, Jura afirmou que a Prefeitura, junto com a Secretaria Estadual da Saúde, poderia trazer para Votuporanga um mutirão de cirurgias eletivas, para conter e favorecer o principal objetivo que é retirar pessoas da fila desse tipo de cirurgia, oftalmológica. O vereador solicitou ainda que os pacientes sejam atendidos no município e não em outras cidades, tendo em vista que a Santa Casa é um hospital de alta complexidade.
Segundo o vereador, a demanda sobre a catarata é tão grande que os vereadores já nem sabem mais o que falar às pessoas que os procuram em busca de soluções.
Catarata A catarata é uma doença ocular que acomete pessoas de todas as idades. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a catarata atinge cerca de 65,2 milhões de pessoas no mundo.
A catarata é uma doença que atinge o cristalino do olho (uma pequena lente natural da visão) e sua ocorrência é muito comum em pessoas idosas, devido à perda de elasticidade do cristalino, mas também pode afetar jovens e crianças. A catarata deixa o cristalino opaco, impedindo que a luz passe corretamente. Basicamente, a nitidez das imagens fica prejudicada e tudo começa ficar esbranquiçado, amarelado, turvo ou embaçado.
A única forma de tratamento reconhecida atualmente é a cirurgia de catarata, que consiste na substituição do cristalino por uma lente intraocular. Não há colírio nem medicamentos que curem a doença sem o paciente ser submetido à cirurgia.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/06/vereador-pede-a-realizacao-de-mutirao-de-cirurgias-de-catarata-em-votuporanga-n80664
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco