Em Votuporanga, o evento é realizado anualmente pela colônia japonesa (Foto: Divulgação)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
O Bon Odori é um tradicional evento japonês realizado anualmente para homenagear os espíritos dos ancestrais. Este festival, profundamente enraizado no Budismo e na cultura japonesa, ocorre geralmente em julho ou agosto e é marcado por danças folclóricas, música tradicional e a iluminação de lanternas. Em Votuporanga, a colônia japonesa realiza o evento anualmente, e este ano a celebração ocorre no dia 3 de agosto (sábado), às 20h, no CSU.
Durante o Bon Odori, as pessoas se vestem com yukatas (kimonos de verão) e participam de danças em círculo ao som de tambores taiko, criando uma atmosfera de celebração e reverência. No Brasil, especialmente em comunidades com forte presença japonesa, o Bon Odori é um momento de união cultural, onde descendentes e apreciadores da cultura japonesa se reúnem para celebrar essa rica tradição.
O Bon Odori é um festival que ocorre em várias localidades do mundo, sempre após o pôr do sol. Segundo os organizadores do evento de Votuporanga, a celebração é uma reverência aos mortos e o agradecimento da colheita realizada no ano.
Cada localidade escolhe uma data específica para fazer os seus festejos durante esse período. Em determinado momento da festa é lembrada a sabedoria dos antepassados. Durante o Bon são tocadas músicas tradicionais alegres e, sobretudo, predomina um clima de jovialidade e gratidão. Muitas famílias aproveitam a oportunidade para se reencontrarem durante os festejos, voltando das grandes cidades aos seus lugares de origem.
Diversos estados do Brasil realizam a festa, como Santa Catarina, São Paulo, Goiás, Amazonas, Pará (Tomé-Açu), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. Em Votuporanga, o evento faz parte das comemorações pelo aniversário da cidade.
Além da dança, que é o ponto maior da festa, o evento tem venda de bebidas, comida japonesa, pasteis, doces e muitas outras guloseimas.