Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/07/escolas-de-votuporanga-mantem-viva-a-tradicao-das-festas-juninas-n80867 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Escolas de Votuporanga mantêm viva a tradição das festas juninas
Unidades de ensino do município promoveram danças caipiras com direito a ‘guloseimas da roça’ e muita diversão
Alunos do Cemei Terezinha Guerra encantaram pais e familiares durante a festa junina da escola no último sábado (Foto: A Cidade)
Da redação
Durante o mês de junho, as escolas de Votuporanga reafirmaram seu compromisso com uma das mais queridas tradições culturais brasileiras: as festas juninas. As unidades de ensino do município realizaram eventos que celebraram a rica herança caipira, proporcionando aos estudantes e suas famílias momentos de alegria e confraternização.
As festividades incluíram danças típicas, onde os alunos puderam mostrar suas habilidades em quadrilhas e coreografias tradicionais. Os cenários decorados com temas caipiras transportaram os presentes para um ambiente rural, repleto de bandeirinhas coloridas e balões, elementos característicos dessa festividade tão popular no país.
No Cemei Terezinha Guerra, por exemplo, na Vila América, professores, funcionários e a direção da escola ensaiaram por dias, e decoraram toda a escola para receberem dezenas de pais e familiares no último sábado (29). Crianças do berçário, maternal e pré se vestiram de caipira para encantarem a todos os presentes.
“O Brasil é um país que valoriza pouco a própria cultura e desconhece que as festividades populares são cultura. É muito importante a gente manter na escola a alegria, o vínculo social e principalmente a herança cultural de vários povos que chegaram no nosso país e construíram uma nova cultura. A escola também deve ser lugar de alegria. É um lugar de aprendizagem, mas também é lugar de pessoas e as pessoas precisam ser felizes”, disse a diretora da escola, Jamile Ferreira de Oliveira.
Além das apresentações dos alunos, não faltaram na escola as tão esperadas "guloseimas da roça". Doces como pé-de-moleque, paçoca, pipoca e chocolate quente foram servidos aos participantes, reforçando o aspecto gastronômico típico das festas juninas.
A “festança” também foi acompanhada pelo prefeito Jorge Seba (PSD) e pela primeira-dama Rose Seba, atendendo ao convite da pequena Maria Luiza, aluna do “Pré I”, que esteve recentemente no gabinete do prefeito para lhe entregar o convite pessoalmente.
“Foi muito bom estar com vocês, ouvir suas reivindicações e conhecer de perto o trabalho que é realizado pela equipe da prefeitura. Rose e eu ficamos encantados em participar desse momento mágico com nossos pequenos”, disse o prefeito.
Ainda de acordo com o prefeito, ao preservar e celebrar as festas juninas, as escolas de Votuporanga demonstram seu compromisso em enriquecer o aprendizado dos alunos com atividades que valorizam a diversidade cultural do Brasil, contribuindo para a formação integral dos estudantes.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/07/escolas-de-votuporanga-mantem-viva-a-tradicao-das-festas-juninas-n80867
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco