Cidade
Especial 8 de Agosto | Santa Casa de Votuporanga: patrimônio de Votuporanga
“A Santa Casa é nossa, dos votuporanguenses, e queremos agradecer por fazer parte da história”, destaca Amaro Rodero, provedor do hospital
publicado em 08/08/2024
Há 74 anos, a Santa Casa de Votuporanga nasceu com a missão de acolher e assistir (Foto: Santa Casa)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Em 74 dos 87 anos de história de Votuporanga, uma instituição é uma grande marca de trabalho e benefício para a comunidade: a Santa Casa, um verdadeiro patrimônio do município.
Há 74 anos, a Santa Casa de Votuporanga nasceu com uma missão: acolher, assistir, desenvolver e gerir com o melhor de todos nós. Desde então, oferece cuidados de alta qualidade e um atendimento humanizado que faz a diferença.
Nestas mais de sete décadas de história, construiu uma trajetória marcada por conquistas, desafios superados e, acima de tudo, pelo compromisso inabalável com a vida. Cada paciente que acolhe, cada vida que toca, reafirma a razão de existir e fortalece a missão de ser uma instituição de referência em saúde.
No aniversário de Votuporanga, o provedor Amaro Rodero parabenizou os 87 anos do município. “Votuporanga é uma cidade acolhedora, solidária, com um povo batalhador e do bem. Um município em desenvolvimento e que tem no DNA a empatia. A Santa Casa é nossa, dos votuporanguenses, e queremos agradecer por fazer parte da história de vocês. Contem conosco”, disse.
Estrutura e Serviços
A importância da Santa Casa para a comunidade é inquestionável. O Complexo Santa Casa inclui não apenas o hospital, mas também diversos núcleos de atendimento à saúde.
A Santa Casa de Votuporanga administra três Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) em Votuporanga, Jales e Santa Fé do Sul. Além disso, possui a Farmácia de Alto Custo e o SanSaúde, plano de saúde da Instituição. Também gerencia, em parceria com a Prefeitura de Votuporanga, o Núcleo de Atenção à Saúde, que administra Consultórios Municipais, dois Prontos Atendimentos e outros dispositivos.
Somente neste primeiro semestre de 2024, a Santa Casa realizou 143.635 atendimentos, o que representa uma média mensal de 23.939 atendimentos. Quando se trata de cirurgias, foram 4.627 procedimentos no mesmo período.
O hospital é patrimônio da cidade e do povo. Do total de atendimentos, 102.448 são pacientes de Votuporanga comprovando todo o compromisso da Instituição em cuidar da população votuporanguense. Por mês, 17.075 moradores das Brisas Suaves, em média, procuram a Instituição para atendimento.
Mais do que tratar doenças, a Santa Casa é testemunha do milagre da vida. Neste primeiro semestre, 860 bebês nasceram no hospital, sendo que 437 deles são votuporanguenses. É a nova geração chegando e já fazendo história na Instituição.
Diferenciais
Amaro ressaltou a importância do Complexo na área da saúde e os diferenciais. “Somos a 16ª Santa Casa do Brasil a receber certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) Nível 2, dentre as 1.800 existentes no país. Esse reconhecimento é fruto de um órgão externo que avalia e aprova os processos da Instituição e comprova a segurança e qualidade dos nossos atendimentos”, disse.
Ele também enfatizou o selo Todos Nós, conquistado pela Santa Casa. A Instituição é o primeiro hospital do Brasil com a honraria. O título, concedido pela Associação Nacional para a Inclusão de Pessoas Autistas e reconhece boas práticas em um ambiente acolhedor e igualitário, onde as pessoas sejam respeitadas, valorizadas e possuam as mesmas oportunidades entre si com equidade.
Ainda no âmbito assistencial, a taxa de infecção hospitalar fechou o ano passado em 2,33%, bem abaixo do limite de 5% preconizado pela Organização Mundial da Saúde, e em junho, a taxa foi de 1,38%, uma das melhores do Brasil. Tudo isso graças aos equipamentos e protocolos de higienização de mãos e de ambientes hospitalares.
Como colaborar com o hospital
É crucial entender que a Santa Casa de Votuporanga necessita de verbas para manter seu funcionamento. Cerca de 70% dos atendimentos são pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que não possui reajuste há décadas.
Para ajudar a Instituição, a população pode contribuir via PIX, participação em leilões, Nota Fiscal Paulista, doação de alimentos e o programa "Saúde que dá Prêmios”.
A “Saúde que dá Prêmios”, em parceria com Saev Ambiental e TV Unifev, incentiva a doação pela conta de água dos moradores de Votuporanga. O votuporanguense ajuda o Hospital e concorre a prêmios mensais. Os vizinhos (da esquerda e direita) ganham um celular cada.
Quer participar? Entre em contato com o setor de Captação de Recursos da Santa Casa pelo telefone (17) 3405 9133, ramais 2327 e 2328. “É muito importante essa iniciativa. São mais de duas décadas de campanha e temos um percentual baixo de adesão. Gostaríamos de reforçar que todo dinheiro arrecadado é utilizado para a manutenção dos atendimentos dos pacientes do SUS”, destacou o provedor.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/08/especial-8-de-agosto-santa-casa-de-votuporanga-patrimonio-de-votuporanga-n81356