Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/08/especial-8-de-agosto-tesourinha-a-melodia-de-votuporanga-n81351 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Especial 8 de Agosto | Tesourinha: a melodia de Votuporanga
Em homenagem a personas de Votuporanga, a edição especial de aniversário traz a história de um dos músicos mais celebrados da cidade
Eugênio da Silva é o nome do conhecido músico Tesourinha, que foi e ainda é um dos músicos mais celebrados de Votuporanga. A edição especial de aniversário homenageia a “Nossa Gente” que levou o nome da cidade ao patamar nacional e sempre fez de tudo para a melhoria deste local. Tesourinha sempre afirmava que Votuporanga era a melhor cidade para se viver, onde ele formou sua família e concretizou seus sonhos. Sua música predileta era "Carinhoso", de Pixinguinha, refletindo o carinho com que cultivou um vasto círculo de amigos e admiradores na cidade.
O músico faleceu, vítima da Covid-19, em 2020 e causou grande comoção entre familiares, amigos e músicos locais, que lhe prestaram homenagens durante seu velório e sepultamento. Em 2021, durante a Semana da Música, ele foi homenageado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e pela Câmara Municipal, em tributo aos músicos votuporanguenses falecidos entre 2020 e 2021.
A história
Eugênio nasceu em São José do Rio Preto em 1º de novembro de 1932. Aos 14 anos, mudou-se para a jovem cidade de Votuporanga, que, naquela época, possuía apenas nove anos. Tesourinha foi casado com Aparecida Belizário da Silva, com quem teve os filhos Eliane, Ester, Raquel e Lucas, além de quatro netos: Filipe, Lucas Henrique, Júlia e Heitor.
No ano de 1949, Tesourinha concluiu o primeiro grau escolar, mas, devido à falta de condições financeiras, não pôde continuar seus estudos. Foi então que decidiu aprender uma profissão, começando como alfaiate na Alfaiataria localizada no prédio da "Casa A. Dias", no cruzamento das ruas Amazonas e Goiás. Um belo dia, ao cair da noite, um colega sugeriu que aprendessem a tocar um instrumento musical. Tesourinha aceitou o convite, motivado pela admiração pela Banda Musical de Votuporanga, que mais tarde se tornaria a "Zequinha de Abreu".
Tesourinha começou a tocar na banda, que se apresentava na Praça São Bento e nas quermesses para angariar fundos para a construção da Igreja Matriz e da Santa Casa de Misericórdia. Além da banda, ele fez parte da orquestra "Ditinho e sua Orquestra", que animava os bailes dançantes e os intervalos dos filmes no antigo Cine Paramount.
O apelido "Tesourinha" surgiu como uma homenagem a um famoso jogador de futebol da década de 1940. Na década de 1950, com a aposentadoria de "Ditinho", os músicos fundaram a "Orquestra Guarani de Votuporanga", na qual Tesourinha foi um dos fundadores. A orquestra durou até o começo dos anos 1960. Em 1964, ele fundou o grupo musical "Banda Jovem Capri", comandado por mais de 30 anos. Tesourinha também fez parte da "Orquestra Pedrinho e sua Orquestra", de Guararapes, e em 1959 tocou na "Boate Macumba", em Brasília, frequentada pelo alto escalão da Presidência da República.
Um dos momentos mais memoráveis da carreira de Tesourinha foi sua participação no programa "Cidade Contra Cidade", dirigido por Silvio Santos. Na competição, disputou com um saxofonista de Andradina e saiu vitorioso, garantindo uma ambulância para a Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga.
O músico também gravou um CD com o apoio de personalidades e empresas locais, com o objetivo de arrecadar fundos para a Santa Casa de Misericórdia. Além disso, ele alegrava os pacientes com sua música em datas especiais. Mesmo com uma carreira marcada por bandas e orquestras, ele também tocou como freelance em casamentos, aniversários e recepções de eventos.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/08/especial-8-de-agosto-tesourinha-a-melodia-de-votuporanga-n81351
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco