Ao todo, município possui 14.720 empresas ativas, de acordo com a última atualização realizada no início deste mês
Números mostram o ranking das empresas em atividade no município; 6,6 mil delas são MEIs (Foto: Divulgação)
Da redação
Os Microempreendedores Individuais de Votuporanga são a maioria das empresas cadastradas na cidade. Os dados fazem parte de um levantamento exclusivo feito pelo A Cidade junto ao Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) por meio do DataSebrae, banco de dados oficial, que revela que mais de 6,6 mil dos cadastros de empresas no município são dos MEIs (Microempreendedores Individuais).
Ao todo, conforme os dados da entidade, Votuporanga possui 14.720 empresas cadastradas, de acordo com a última atualização realizada em agosto desse ano. Desse total, 6.666 deles são do MEI, outros 3.981 são Microempresas (ME), 3.383 são empresas de médio e grande porte e as demais são as chamadas Empresas de Pequeno Porte (EPPs) que são 690 cadastradas.
Na divisão por setor das empresas cadastradas em Votuporanga, quem lidera toda a pesquisa é o setor de serviços, que engloba centenas de funções. Ao todo a cidade tem 5.813 empresas prestadoras de serviço.
Já o comércio carrega o segundo maior número de empresa registradas, sendo 4.144 delas atuantes no mercado votuporanguense. Em terceiro lugar a agropecuária toma conta do ranking, carregando 2.604 registros, na sequência está o setor de indústria com 1.274 empresas ativas e por último a construção civil com 879 empresas cadastradas.
Dentro do setor de agropecuária as 2.604 empresas estão divididas como 2.554 em empresas de médio e grande porte, 24 como MEI, 22 delas como ME e 2 delas como EPP. No comércio, quem lidera são os MEIs com 2.112 registros dos 4.144, os outros 1.719 são ME, 303 deles são EPP e empresas de médio e grande porte no comércio são de 171.
A construção civil com suas 938 empresas tem também os MEIs na frente com 735 registros, os outros 147 são de ME, 28 de empresas de médio e grande porte e outras 28 de EPP. Na indústria, as 1.326 empresas estão divididas em 716 em MEIs, os outros 367 são ME, 132 delas EPP e outras 111 como empresas de médio e grande porte.
Já o setor de serviços, o que tem o maior registro de empresas em Votuporanga, sendo 6.065, leva 3.487 registros de MEIs, 1.820 de ME, 521 de empresas de médio e grande porte e os outros 237 EPPs.
Segundo Carla Valéria Coletti Pessoa, gestora do Sebrae-SP na microrregião de Votuporanga, os números refletem uma tendência nacional do aumento dos MEIs, principalmente que se deram nos últimos três anos. “Em Votuporanga, os MEIs já representam essa parcela significativa das empresas e trabalhos formais. Acredito que essa busca está associada, em alguns casos, na necessidade de abrir um negócio”, relatou.
Ainda de acordo com a gestora, o Escritório Regional de Votuporanga do Sebrae-SP está de portas abertas para o apoio a todos os empreendedores, desde o que sonham e necessitam em abrir uma empresa aos que querem manter, desenvolver ou melhorar a gestão de seu negócio.
“Quando se fala em micro e pequeno negócios, o Sebrae existe com o objetivo de apoiar a micro e pequena empresa brasileira. Para encontrar o apoio mais adequado, é necessário entender em que fase do empreendimento você está e, assim, elaborarmos um plano de ação com atendimentos, planejamento, consultorias, projetos, programas voltados aos MPEs, cursos e acompanhamentos para melhoria, desenvolvimento, crescimento e sustentabilidade do negócio. Aqui no escritório temos o suporte necessário para te atender”, concluiu.