O saudoso empresário Nasser Gorayb deve emprestar seu nome para o novo pontilhão construído na Estrada do 27
O saudoso empresário Nasser Gorayb deve emprestar seu nome para o novo pontilhão construído na Estrada do 27 (Foto: Arquivo pessoal)
Da redação
O novo pontilhão de transposição da linha férrea na Vicinal Adriano Pedro Assi, a conhecida Estrada do 27, poderá receber o nome de um ilustre cidadão votuporanguense. Por iniciativa do vereador Osmair Ferrari (PL), a Câmara Municipal de Votuporanga irá votar na segunda-feira (14) o projeto para denominar a obra como Complexo Viário Nasser Gorayb.
O novo complexo que deve receber o nome de Nasser, foi construído pela Rumo Logística, com um investimento de mais de R$ 20 milhões. Trata-se de uma importante conquista para a mobilidade urbana e segurança dos motoristas que trafegam entre Votuporanga e Sebastianópolis do Sul.
A proposta de Osmair Ferrari, portanto, busca eternizar nesta importante obra o nome de um dos pioneiros do comércio de Votuporanga. Nascido em Nova Aliança, em 25 de agosto de 1938, Nasser Gorayb chegou à cidade em 1944, ao lado de sua família e se destacou como um cidadão exemplar, empreendedor visionário e líder dedicado.
Casou-se com Tereza Brasilina Garcia Gorayb em 1964, com quem teve três filhos e quatro netos: Gláucia Mara Gorayb Pereira casada com Luís Henrique Modé Pereira e sua neta Ana Luiza, Nasser Felicio Gorayb casado com Maristela Loufreda Gorayb e seu neto João Nasser e Edsel Eduardo Gorayb casado com Renata Alves de Lima Gorayb e seus netos: Júlia e Igor.
A atuação de Nasser Gorayb na vida pública foi marcada por um compromisso inabalável com o bem-estar da comunidade. Como vereador entre 1964 e 1969, ele dedicou-se a representar os interesses do povo votuporanguense com ética e responsabilidade. Sua paixão pela cidade o impulsionou a buscar soluções para os desafios locais e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região.
No âmbito empresarial, foi um verdadeiro pioneiro. Atuando no ramo de comércio de caminhões, veículos, derivados de petróleo e combustíveis, junto a seu pai e irmãos, ele contribuiu significativamente para o crescimento da economia local. Sua visão empreendedora e sua capacidade de liderança o tornaram um exemplo a ser seguido por muitos e inclusive foi presidente da Associação Comercial de Votuporanga.
Mas foi na área social que Nasser Gorayb realmente brilhou. Sua entrega à Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga, como membro da irmandade e presidente do conselho, demonstra sua dedicação ao município. Ele também foi articulista do A Cidade, onde escreveu mais de 500 artigos.
Nasser Gorayb faleceu em 1 de outubro de 2023, deixando legado de amor, trabalho e compromisso com o bem-estar social. Agora, deve ter o nome eternizado em uma importante obra de mobilidade urbana.
Mais projetos
Além da homenagem a Nasser Gorayb, o presidente da Câmara Municipal, Daniel David (MDB) pautou mais seis projetos para a sessão de segunda-feira, cinco deles são de denominação de ruas e espaços públicos.
Dentre as homenagens póstumas está uma de autoria do vereador Valdecir Lio (MDB0, que denomina uma rua em homenagem a Rita de Lourdes do Carmo Santana; três do Meidão (PSD), um para denominar uma rua em homenagem a Aldair Peroni Bigai, outro para dar nome ao viaduto ferroviário da rodovia Péricles Belini de Job Carolino Teixeira e o terceiro para denominação da recepção do plenário da Câmara em homenagem ao ex-vereador Wilson Roncatti. Por fim, será votada a denominação de uma rua em homenagem a Avelina Martins Pereira, por iniciativa de Daniel David.
Ainda na sessão de segunda-feira, será votado um projeto de abertura de crédito da ordem de R$ 30 mil para aquisição e instalação de uma Câmara Fria para o Banco de Alimentos Municipal.