Demanda foi feita neste sábado durante visita do secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, ao hospital
Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, e o deputado estadual Carlão Pignatari (Foto: Da assessoria)
O deputado Carlão Pignatari pediu ao secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, recursos para a implantação de uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica na Santa Casa de Votuporanga. A demanda foi feita no último sábado, durante visita do secretário à nova UTI adulto do hospital, inaugurada na semana passada com investimento de R$ 2,2 milhões intermediados pelo parlamentar junto ao governo estadual. A obra, de reforma e ampliação, dobrou a capacidade de atendimento, passando de 10 para 20 leitos.
"Esse pedido para uma UTI pediátrica aqui na Santa Casa de Votuporanga fecharia um ciclo muito importante, que é o do tratamento intensivo de saúde para todas as idades, já que já temos as UTIs adulto e neonatal. Além disso, esse investimento ajudaria a desafogar o Hospital de Base de São José do Rio Preto", afirmou o deputado Carlão Pignatari, já agradecendo ao trabalho e apoio do secretário, do governador Tarcísio de Freitas e de toda a equipe da DRS (Divisão Regional de Saúde) responsável por Votuporanga e região.
Eleuses Paiva parabenizou a Santa Casa de Votuporanga pela nova UTI e pela qualidade, infraestrutura e excelência no serviço prestado à população, e disse que o deputado Carlão Pignatari está ajudando o governo, a ele e o governador Tarcísio na ampliação dos serviços de saúde de qualidade para a população, o que inclui a UTI pediátrica no hospital, que atende os pacientes da cidade e de outros 52 municípios da região. "Esse é um investimento de extrema importância para a nossa população", afirmou o deputado Carlão Pignatari.
O secretário de Estado da Saúde também falou que está discutindo com a direção da Santa Casa e com o apoio do deputado, a implantação do serviço de neurocirurgia no local. A especialidade requer investimentos em equipamentos de ponta, além de um corpo clínico especializado, o que é tradição do hospital de Votuporanga --que é reconhecido pela excelência no tratamento oferecido aos pacientes. "A implantação da neurocirurgia aqui seria um marco não só para Votuporanga, mas para toda a região. Essa é a vontade do nosso governador Tarcísio e da base de apoio do governo na Assembleia Legislativa de São Paulo", afirmou Eleuses Paiva.
Nova UTI
A expansão da nova UTI adulto da Santa Casa de Votuporanga foi de 543 metros quadrados. Agora, ao todo, o hospital conta com 40 leitos de UTI, sendo 30 de UTI adulto e 10 neonatal. “Quero dizer a todos e a todas de que meu trabalho em prol da saúde de Votuporanga e de toda a região, vai continuar. Estamos na melhor região do Estado e no melhor Estado do Brasil. Nossa saúde é referência e vamos nos manter na liderança. Contem comigo sempre”, disse Carlão Pignatari.
Entre as novidades, a UTI conta com um sistema completo de vigilância de sinais vitais. Por meio de uma central de monitoramento, os pacientes poderão ser monitorados 24 horas, proporcionando informações claras e precisas para uma rápida e segura tomada de decisões. Outro avanço é a central de monitoramento de bombas de infusão. Na tela, ficarão disponíveis todos os dados das medicações administradas nos pacientes.
A ampliação da UTI também foi projetada com foco na humanização. Três leitos terão TV a cabo, frigobar, Wi-Fi e sofá-cama para acompanhantes, enquanto outros dois terão antessalas. Já os 15 leitos restantes terão divisórias que asseguram a privacidade durante o tratamento. Um diferencial importante desta nova unidade é a automação das portas e torneiras, que torna o ambiente mais funcional e higiênico.
Nos últimos anos, o deputado Carlão Pignatari conquistou mais de R$ 10 milhões em investimentos para a Santa Casa de Votuporanga, o que inclui obras e melhorias, recursos para custeio dos serviços de atendimento e também aquisição de insumos e equipamentos. O provedor do hospital, Amaro Rodero, agradeceu a visita do secretário Eleuses Paiva e o apoio do deputado.