A Catedral de Votuporanga terá celebrações para Nossa Senhora Aparecida ao longo do dia; à noite, haverá Quermesse
Com várias celebrações, votuporanguenses comemoram o Dia da Padroeira (Foto: A Cidade)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
O Dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrado em 12 de outubro, é de grande importância para os católicos no Brasil, pois marca a devoção à padroeira do país, reconhecida por eles como protetora e intercessora dos fiéis. Em Votuporanga, a comemoração será na Catedral, com celebrações ao longo do dia, que terão como tema central: “Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança”.
A Diocese destaca que Nossa Senhora da Conceição Aparecida é padroeira da Paróquia, da Diocese, de Votuporanga e do Brasil. As celebrações serão iniciadas com a Santa Missa com as crianças às 9h, pedindo a proteção de Nossa Senhora para os pequenos que também celebram seu dia nesta data.
Já às 10h30 serão realizados os batizados. Um pouco mais tarde, às 12h, os fiéis participarão da Santa Missa e Consagração Solene a Nossa Senhora Aparecida. Ao final do dia, às 17h30, os fiéis sairão em procissão pelas ruas centrais de Votuporanga com a imagem da Padroeira e retornarão para a Catedral para a celebração da Santa Missa Solene. O Dia da Padroeira se encerrará com mais uma noite de Quermesse, logo após a Santa Missa, no Centro de Eventos da Catedral.
“É importante nossa participação nas festividades de nossa Padroeira, a Bem-Aventurada Virgem Maria da Conceição Aparecida. Nós que somos filhos devotos da Mãe Aparecida, seguimos seu conselho: ‘Fazei o que Ele vos disser’. A participação e todo nosso trabalho devem ser expressão da fé e gratidão pela vida e por tudo que recebemos como dom de Deus”, destaca o padre Gilmar Margotto.
De acordo com a Catedral, as Festividades da Padroeira na Catedral começaram no último dia 3, com a Novena de Nossa Senhora Aparecida, e seguem até o dia 19, com a última noite de Quermesse e o Encerramento do Concurso Boneca e Boneco Vivos.
A história da descoberta da imagem de Nossa Senhora Aparecida por pescadores no rio Paraíba do Sul, em 1717, é vista como um sinal divino, reforçando a fé e o sentimento de esperança dos devotos. As celebrações do dia incluem missas, procissões e peregrinações ao Santuário Nacional de Aparecida, onde milhões de pessoas expressam gratidão e pedem bênçãos. Este dia fortalece a espiritualidade e a união da comunidade católica brasileira.