Durante esses 22 anos de existência, o concurso já distribui cerca de R$ 4 milhões em bolsas de estudo na cidade
Mais de 100 alunos participam do concurso ‘Melhor Estudante de Votuporanga’ (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Vem aí a prova final do concurso “Melhor Estudante de Votuporanga – O Oscar do Estudante”, uma realização do Rotary Club 8 de Agosto. Na sua 22ª edição, o projeto segue com o intuito de reconhecer, valorizar, incentivar e premiar os grandes talentos da escola pública local. Neste ano, mais de 100 alunos participarão da final do concurso e disputarão as bolsas de estudos no domingo (27).
“É um grande orgulho ser parte dessa grande realização, porque o estudo transforma vidas, e nós temos provas vivas de estudantes contemplados com bolsas de estudo”, destaca o presidente do Rotary, Marcelo José Madrid. A edição de 2025 tem como homenageada a dirigente regional de ensino, Marcelaine de Oliveira Ferreira.
O concurso foi elaborado e idealizado pelo Rotary Club 8 de Agosto de Votuporanga, na pessoa de Marcos Dores, que está até hoje à frente do projeto. Para a realização, o Rotary conta com vários parceiros, entre eles o IFSP (Instituto Federal) local, que elabora a prova e cede o campus para aplicação do exame no formato digital. Outro grande parceiro da ação é o Poder Executivo Municipal, por meio da Secretaria da Educação, liderada pelo secretário Ederson Marcelo Batista, que apoia bastante o concurso. Como de costume, os vencedores terão direito a bolsa de estudos durante os três anos do ensino médio.
Os concorrentes
Podem participar os alunos do 9º ano das escolas públicas. A fase semifinal ocorreu dentro da própria escola do estudante. Os dirigentes foram responsáveis pela seleção dos melhores alunos, utilizando critérios de avaliação que entenderem mais justos. Foram selecionados quatro estudantes de cada sala do 9º ano nas unidades escolares, os quais participarão da prova final, domingo (27), no IFSP. Os oito contemplados com bolsas de ensino serão conhecidos no dia 11 de novembro.
22 anos de existência
Durante esses 22 anos de existência, o concurso já distribui cerca de R$ 4 milhões em bolsas de estudo 100% sem custo aos alunos premiados.