Segundo dados do Sebrae-SP, as Microempresas e as Empresas de Pequeno Porte geram mais da metade dos empregos na cidade
Marcos José Amâncio, gerente do Escritório Regional do Sebrae (Foto: Assessoria)
Da redação
Quando se fala em desenvolvimento e geração de empregos, a primeira coisa que vem à mente são as grandes indústrias e empresas de grande porte com centenas de funcionários. Um levantamento exclusivo feito pelo A Cidade junto ao Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), no entanto, mostra que a realidade, pelo menos em Votuporanga, é um pouco diferente do que se imagina.
De acordo com os dados, as MEs (Microempresas) e EPPs (Empresas de Pequeno Porte) consolidaram-se como as principais empregadoras de Votuporanga. Juntas, elas representam mais da metade de todos os empregos de carteira assinada na cidade.
Conforme a última atualização do sistema, as EPPs geram 6.679 empregos formais na cidade e as MEs, 6.001, no total. Esse grupo supera até mesmo as grandes empresas, que somam 4.588 empregos no município, e as médias empresas, que empregam 2.958 trabalhadores.
O levantamento mostra que, embora as grandes companhias tenham um impacto na economia local, são as menores que lideram em número contratações formais, empregando pessoas da cidade e também de municípios da região.
Essa predominância também reflete no volume de massa salarial gerada por todas essas empresas, que gira em torno de R$ 45 milhões, de acordo com os dados do Data Sebrae. Segundo Marcos José Amâncio, gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP na região de Votuporanga, essa distribuição salarial é importante para o desenvolvimento da cidade.
“A diversidade de negócios de menor porte gera um fluxo econômico contínuo, beneficiando não só os trabalhadores, mas também o comércio local”, disse.
Para Marcos, esses números reforçam as políticas de incentivo para micro e pequenas empresas, que muitas vezes enfrentam dificuldades para acessar crédito e realizar investimentos.
“O desafio é criar um ambiente cada vez mais favorável para que esses empreendedores possam crescer e continuar impulsionando o mercado de trabalho na cidade”, finalizou.