A votação foi acompanhada pela filha de Dra. Avelina, Leticia Mara Pereira Silva e também por Douglas Lisboa, amigo da família
A votação foi acompanhada pela filha de Dra. Avelina, Leticia Mara Pereira Silva e também por Douglas Lisboa, amigo da família (Foto: A Cidade)
Da redação
A Câmara Municipal de Votuporanga aprovou na sessão de segunda-feira (14) o projeto que denomina uma rua no Parque Eplatz em homenagem à saudosa cirurgiã-dentista Avelina Martins Pereira. A iniciativa é de autoria do presidente da Casa de Leis, Daniel David (MDB) e foi aprovada por unanimidade pelos demais vereadores.
Dra. Avelina, como era conhecida, nasceu no dia 25 de fevereiro de 1954, no município de Elisiário e, após se formar em odontologia em Lins, passou a atender em Votuporanga, em 1982. “Com um extenso currículo de especializações, sempre presou pelo melhor atendimento bucal aos seus pacientes, o que os cativava, fazendo com que se tornassem mais que pacientes, e sim verdadeiros amigos”, diz a justificativa do projeto.
Avelina, também era conhecida por ser uma pessoa bondosa, que auxiliava nos trabalhos das instituições espíritas, com trabalhos manuais, e era assídua frequentadora do Centro Espírita Maria de Nazaré – Divaldinho. Ela faleceu em janeiro de 2022.
“A primeira dentista que fui na minha vida foi ela. Era na rua Pernambuco e pensa num medo que eu tinha de dentista, mas o que ela passava para gente, e essa homenagem é muito justa, era uma tranquilidade, brincando, uma forma carinhosa de distrair a gente enquanto fazíamos o tratamento. Vamos perpetuar o nome dela, pois ela fez parte da história de Votuporanga”, disse Daniel David.
A votação foi acompanhada pela filha de Dra. Avelina, Leticia Mara Pereira Silva e também pelo procurador do município, Douglas Lisboa, que é amigo da família.
Mais projetos
Além da homenagem a Nasser Gorayb, noticiada ontem pelo
A Cidade, e a Dra. Avelina, outros cinco projetos foram aprovados na sessão de segunda-feira. Quatro deles eram de denominação de ruas e espaços públicos.
Dentre as homenagens póstumas foi aprovada uma de autoria do vereador Valdecir Lio (MDB), que denomina uma rua em homenagem a Rita de Lourdes do Carmo Santana.
Foram aprovados também três projetos de denominação de autoria do Meidão (PSD), um para denominar uma rua em homenagem a Aldair Peroni Bigai, outro para dar nome ao viaduto ferroviário da rodovia Péricles Belini de Job Carolino Teixeira e o terceiro para denominação da recepção do plenário da Câmara em homenagem ao ex-vereador Wilson Roncatti.
Além das homenagens, foi votado e aprovado um projeto de abertura de crédito da ordem de R$ 30 mil para aquisição e instalação de uma Câmara Fria para o Banco de Alimentos Municipal.