Município tem se destacado especialmente em cuidados com pré-natal, ampla cobertura vacinal e gestão eficaz de doenças crônicas
Votuporanga está em 1° lugar no Estado em indicadores de saúde dentre as cidades com mais de 100 mil habitantes (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Da redação
Votuporanga tem os melhores indicadores de saúde de todo os Estado de São Paulo, dentre as cidades com mais de 100 mil habitantes. A afirmação vem dos dados dos Indicadores de Desempenho da Atenção Básica, divulgados pelo Sisab (Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica), do Ministério da Saúde.
De acordo com o sistema, Votuporanga conquistou nota 9,78, em escala de 0 a 10, como Indicador Sintético Final, que considera outros sete indicadores de saúde. Os números analisados são referentes ao segundo quadrimestre de 2024.
Uma análise mais completa dos dados, feita pela Secretaria da Saúde, apontou que Votuporanga ficou com o melhor desempenho entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. A nota conquistada fica acima de municípios de grande porte da região noroeste como São José do Rio Preto (que obteve a nota 9,56), Catanduva (9,14) e Araçatuba (8,09); e também de outras cidades de destaque no Estado como a Capital Paulista (6,13), Ribeirão Preto (7,58), Campinas (6,17), Indaiatuba (7,86), Bauru (8,41), entre outros.
“Ao alcançar este marco, fica comprovado nosso compromisso contínuo com a saúde pública. Lembrando que quanto maior o município, mais desafiador é para atingir e superar as metas. Continuamos com nossas equipes empenhadas em oferecer, sempre, um serviço de qualidade a toda a população”, disse o prefeito Jorge Seba (PSD).
Entre os sete indicadores considerados estão proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas; gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; gestantes com atendimento odontológico realizado; e proporção de mulheres com coleta de citopatológico (Papanicolau).
São considerados também a proporção de crianças de um ano de idade vacinadas contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por Haemophilus Influenzae tipo b e Poliomielite inativada; proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.
Evolução
Desde 2018, quando os dados do Sisab passaram a ser coletados neste formato, Votuporanga vem avançando a cada quadrimestre. Analisando os últimos quatro anos, a cidade pulou da nota 5,63, no primeiro quadrimestre de 2021, passando por 7,88 no mesmo período de 2022, indo para 8,34 em 2023. Em 2024, no primeiro quadrimestre, a nota saltou para 9,74 e chegou a 9,78 neste último período analisado.
“A cidade tem se destacado especialmente em cuidados com pré-natal, ampla cobertura vacinal e gestão eficaz de doenças crônicas, refletindo os esforços conjuntos da administração municipal e dos profissionais de saúde local”, disse a secretária da Saúde, Ivonete Félix.