Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/11/uti-neonatal-da-santa-casa-alcanca-taxa-zero-de-infeccao-hospitalar-n82265 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
UTI Neonatal da Santa Casa alcança taxa zero de infecção hospitalar
Em um cenário desafiador e delicado como o das unidades de terapia intensiva neonatais, a Santa Casa de Votuporanga celebrou nesta semana um marco histórico: taxa zero de infecção hospitalar nos últimos três meses consecutivos
A Santa Casa celebrou nesta semana um marco histórico: taxa zero de infecção hospitalar nos últimos três meses consecutivos (Foto: Santa Casa)
Da redação Em um cenário desafiador e delicado como o das unidades de terapia intensiva neonatais, a Santa Casa de Votuporanga celebrou nesta semana um marco histórico: taxa zero de infecção hospitalar nos últimos três meses consecutivos. Esse feito não é apenas um marco técnico, mas um reflexo da dedicação, do trabalho conjunto e, acima de tudo, do imenso carinho e respeito com que a equipe cuida dos bebês, especialmente dos prematuros, que enfrentam uma batalha ainda maior logo após o nascimento.
A UTI Neonatal da Santa Casa conta com dez leitos modernos e bem equipados, onde recém-nascidos com doenças de alta complexidade, incluindo prematuros e de baixo peso, recebem cuidados médicos. Os profissionais da unidade atuam de forma incansável para mimetizar o ambiente intrauterino, oferecendo aos pequenos o que eles mais precisam: um espaço seguro e acolhedor para se desenvolverem e crescerem de forma saudável.
“Essa conquista é de toda a equipe, e o mais bonito disso tudo é ver como cada um, com seu talento e dedicação, contribui para que cada bebê tenha o melhor começo possível. Nos sentimos privilegiados por poder cuidar de cada um desses pequenos com tanto amor e comprometimento. Acreditamos que a prevenção e o cuidado vão além das práticas médicas: é um trabalho que envolve atenção integral, carinho e acolhimento”, destacou a médica responsável pela UTI Neonatal, Dra. Lara Galvani Greghi.
O fato de a UTI Neonatal ter alcançado taxa zero de infecção hospitalar por três meses consecutivos é um resultado extraordinário, especialmente considerando que a demanda de recém-nascidos internados, prematuros e de baixo peso, tem sido alta. Mas, como afirma Milena Bassoo Bolpato, enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, o segredo está nas pequenas ações cotidianas, que fazem toda a diferença na saúde dos bebês.
Entre as ações reforçadas: higiene das mãos; limpeza e desinfecção do ambiente e superfícies; cuidados com os dispositivos; vigilância e monitoramento das infecções. A combinação dessas práticas, junto à uma cultura de segurança e vigilância contínua, foi essencial para se aproximar de uma taxa zero de infecção. “Aqui, cada cuidado é uma expressão de zelo. Desde a higiene das mãos até o cuidado com cada dispositivo utilizado, todo procedimento é realizado com muita responsabilidade e, principalmente, com muito amor. A prevenção de infecções é um esforço conjunto, onde todos, da equipe médica e multidisciplinar, estão comprometidos com o bem-estar dos nossos bebês. A segurança deles é nossa prioridade, mas o carinho que oferecemos é o que realmente faz a diferença no dia a dia”, frisou Milena.
Além da excelência técnica, a UTI Neonatal da Santa Casa se destaca pelo atendimento humanizado. Na unidade, os bebês não são apenas pacientes — são vidas preciosas que merecem todo o cuidado e afeto possível. A equipe de profissionais, que inclui neonatologistas, pediatras, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos, se dedica diariamente para que cada bebê tenha o melhor desenvolvimento possível, de acordo com suas necessidades individuais. Todos trabalham em sinergia para oferecer uma assistência que vai além da técnica: é um atendimento que abraça, que acolhe e que se preocupa com cada detalhe.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/11/uti-neonatal-da-santa-casa-alcanca-taxa-zero-de-infeccao-hospitalar-n82265
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco