No Brasil, abandonar um veículo na rua é considerado uma infração e pode resultar em penalidades
Veículos abandonados, mesmo em locais regulares, podem causar acidentes de trânsito (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Por motivos variados, alguns condutores de veículos simplesmente abandonam seus carros nas ruas. Em Votuporanga, é comum ver automóveis até em vias do centro da cidade. No Brasil, abandonar um veículo na rua é considerado uma infração e pode resultar em penalidades.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o abandono de veículo em vias públicas pode gerar multa e remoção do automóvel. Além disso, dependendo das circunstâncias, pode ser enquadrado como crime ambiental, se o veículo causar poluição ou representar risco à saúde pública.
Dos 10 veículos abandonados atualmente nas ruas da cidade, quatro são Chevrolet Monza, que estão na rua Javari (cruzamento com a Pernambuco), avenida Francisco Vilar Horta, rua Doutor Antônio Alves da Silveira Júnior e rua Nassif Miguel. Um Volkswagem Gol está na rua Caramuru. Um Volkswagem Santana está na mesma rua. Um Citroen Xsara está abandonado na rua Jefles Alves Ferreira. Há ainda um Volkswagem Fusca na rua Maria Alves Pereira; na mesma rua, foi deixado uma Chevrolet S10 e um Volkswagem Santana.
Ao jornal
A Cidade, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança, explicou que o abandono de veículos pode ocasionar alguns problemas, como poluição visual, já que carros abandonados deteriorados e sem manutenção contribuem para a degradação do visual da cidade.
Outra questão é a ocupação indevida do espaço público: os veículos abandonados ocupam vagas de estacionamento e prejudicam a fluidez do trânsito. Eles podem ocasionar ainda na proliferação de criadouros do mosquito da dengue: carros abandonados com água parada podem se tornar criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Veículos abandonados, mesmo em locais regulares, podem causar acidentes de trânsito devido a degradação e falta de manutenção. Eles também são frequentemente utilizados como abrigo para o consumo de drogas, atos libidinosos e alvo de vandalismo em geral.
Segundo a pasta, o veículo removido é levado a um pátio, sendo liberado mediante quitação de todos os débitos do veículo, juntamente com ofício de liberação da Secretaria de Trânsito. Atualmente há 12 veículos apreendidos após serem encontrados nas ruas.