Os problemas com terrenos sujos espalhados pela cidade e os pontos escuros lideram o ranking de atendimentos da Ouvidoria Municipal
De acordo a Ouvidoria, nos últimos 12 meses foram registradas mais de 4,1 mil manifestações; a maioria é sobre terrenos sujos (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Da redação
Um balanço divulgado pela Ouvidoria Municipal de Votuporanga revela que os terrenos sujos espalhados pela cidade e a ineficiência da empresa que cuida da manutenção da iluminação pública seguem como as principais reclamações da população votuporanguense. De acordo com o órgão, nos últimos 12 meses foram registradas mais de 4,1 mil manifestações vindas da população e a maioria delas está relacionada aos dois problemas.
O maior número de registros é de reclamações e solicitações (cerca de 83%) e denúncias (12%), enquanto os elogios correspondem a menos de 1% dos contatos (0,24% para ser mais exato). O assunto mais comum nas ligações via 0800 ou no site da ouvidoria é o problema com terrenos sujos espalhados pela cidade.
Nos últimos 12 meses foram registradas 874 reclamações/denúncias sobre terrenos privados ou áreas públicas com mato alto, entulho ou lixo. Construções irregulares e imóveis em situação de abandono engrossam essa lista, o que demonstra que a sujeira ao lado ou próximo de casa segue sendo o que mais incomoda os votuporanguenses, tendo em vista que em 2024 os números foram similares.
Nos últimos anos, porém, um outro serviço ganhou destaque na lista de reclamações junto à ouvidoria: a iluminação pública. Como já noticiado pelo A Cidade, o município tem enfrentado problemas com a empresa que prestava a manutenção das luminárias espalhadas pelo município e, por conta disso, 392 reclamações foram registradas, 147 reclamações a mais do que no ano passado.
Ainda no rol dos assuntos mais registrados estão denúncias sobre construções irregulares, descarte irregular de lixo, calçadas obstruídas e imóveis em situação de abandono. Em contrapartida, enquanto na maioria das cidades da região as principais queixas são em relação a buracos nas ruas, em Votuporanga, as obras de recapeamento, elevaram a qualidade do asfalto na cidade e durante todo o ano foram registradas apenas 152 reclamações sobre buracos.
Resolutividade
Apesar do grande número de registros, a Ouvidoria apresentou um alto nível de resolutividade das demandas. De acordo com o balanço, das 4.155 demandas recebidas, apenas uma ainda está em aberto e todas as demais já foram resolvidas. Um índice de resolutividade, portanto, de 99,97%.
Para registrar as reclamações, denúncias ou sugestões, basta entrar em contato com a Ouvidoria, que registrará a manifestação e encaminhará para a Secretaria pertinente. As respostas emitidas pelas pastas são analisadas pelo órgão e repassadas ao cidadão, que recebe um retorno com a posição do pedido feito.
O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, Rua Itacolomi, 3540, em frente à Praça São Bento, ou pelo telefone, no número gratuito 0800-770-3590.
Pela internet, o acesso ao órgão pode ser feito na página inicial do site da Prefeitura de Votuporanga, que é o www.votuproanga.sp.gov.br, por meio do ícone “Ouvidoria”, ou ainda pelo endereço de e-mail: ouvidoria@votuporanga.sp.gov.br.