Rompimento de canos tem provocado vazamentos e gerado o aparecimento de inúmeras crateras no bairro, cena já conhecida pelos moradores
s problemas com rompimentos de cano e vazamentos no bairro Pacaembu voltaram a ser frequentes e a irritar os moradores (Foto: Redes sociais)
Da redação
Um problema que já parecia ter sido solucionado voltou a irritar os moradores do Jardim Belo Horizonte, mais conhecido como bairro Pacaembu. Trata-se do rompimento de canos e vazamentos na rede de abastecimento de água, o que tem provocado o aparecimento de uma série de crateras no residencial.
A situação já vinha sendo debatida nas redes sociais e ganhou também a tribuna da Câmara Municipal nesta semana por meio de um requerimento do vereador Marcão Braz (PP). No documento, o parlamentar solicita todos os pareceres técnicos realizados pela Saev referentes aos vazamentos de água que ocorrem pelas tubulações do bairro.
A princípio, conforme o relato dos moradores, são alguns casos isolados, que afetam principalmente a avenida a Simão Alvares Carrilho, mas a grande preocupação de quem reside no bairro é de que volte a acontecer o que se viu em meados de 2020, quando os rompimentos de canos eram diários.
Na ocasião, houve uma grande mobilização envolvendo a Câmara Municipal e o prefeito Jorge Seba (PSD), que havia acabado de assumir a Prefeitura, exigiu que a empresa responsável pela construção das casas fizesse a substituição de toda a tubulação. A substituição dos canos foi concluída no final de 2021.
Desde então os transtornos diminuíram, mas no início deste ano reapareceram com certa frequência. “E continua os vazamentos na avenida do Pacaembu (desde 2024), olha a cratera que abriu. Onde será o próximo? Vão esperar uma vítima? Cadê os novos vereadores? Só cavalete e cone não resolve”, questionou um morador do bairro por meio das redes sociais.
Ontem equipes da Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente) trabalharam no conserto de um dos pontos de vazamento. A expectativa é de que com a manutenção feita, os problemas cessem.