O futebol amador se movimenta nos bastidores para o início das competições, o primeiro torneio do ano deve iniciar em julho
O Campeonato Amador Municipal de Futebol homenageia neste ano o ex-jogador Betão; inscrições já estão abertas (Foto: Arquivo Pessoal/Prefeitura de Votuporanga)
Fernanda Cipriano
Estagiária sob supervisão
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
O futebol amador de Votuporanga já começou a se movimentar nos bastidores para o início do ‘calendário’ de competições deste ano. O tradicional Campeonato Amador Municipal de Futebol já está com as inscrições abertas e também, é claro, com o homenageado da vez escolhido: o conhecido ex-jogador Ediberto Silva, o Betão.
O torneio deve iniciar em julho e as inscrições devem ser feitas diretamente com o Rodrigo Ortiz, por meio do número (17) 99741-6512. Já o Conselho Técnico do Amadorzão acontecerá após a definição e a divulgação da quantidade de equipes, para que o formato seja decidido em conjunto.
A edição é promovida pela Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, que, inclusive, participou efetivamente da escolha do homenageado deste ano, o Betão. “Ele [Betão] já foi professor da Secretaria de Esportes, tem a sua história na Votuporanguense como jogador. Um homem que tem uma vida no esporte”, disse o Secretário da Pasta, Marcelo Stringari.
O homenageado
Ediberto Silva tem hoje 76 anos e escolheu Votuporanga para ser sua casa. O ex-jogador profissional teve uma carreira gloriosa pela antiga AAV (Associação Atlética Votuporanguense) e também pelo Marília, onde fez parte do elenco que levou o time à primeira divisão do paulista, em 1971.
Betão iniciou sua história no futebol ainda em 1965, no time de sua cidade natal, o Linense, onde atuou por um ano como lateral-esquerdo. Em seguida, ele embarcou para o Paraná, por lá defendeu, também por um ano, as cores da Esportiva Jacarézinho.
Em 1967, Betão chegou pela primeira vez em Votuporanga, no mesmo período em que a Alvinegra jogou a final contra o XV de Piracicaba, no Pacaembu. Em 1968, por conta das reformas de ampliação do Plínio Marin, o atleta jogou pelo Mirassol e, em 69, voltou para a AAV. Em 70, Betão foi vendido para Corinthians, de Presidente Prudente.
Já em 1971, em Marília o atleta foi campeão e conquistou o acesso à primeira divisão do paulista com o elenco. Betão permaneceu no time até a primeira metade de 1974 e depois retornou a Votuporanga, onde ainda jogou emprestado para o FFC e pendurou as chuteiras, como jogador profissional, na AAV, em 1977.
Após isso, Betão continuou no esporte e foi o professor responsável pela formação de gerações de pequenos atletas na escolinha de futebol do Campo da Ferroviária, na zona Sul de Votuporanga.