Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/esporte/2023/06/equipe-paralimpica-da-escola-enny-abre-as-portas-da-inclusao-para-estudantes-n76111 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Esporte
Equipe paralímpica da escola Enny abre as portas da inclusão para estudantes
Dois alunos da unidade de ensino conquistaram títulos nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo – Modalidade Atletismo PCD
Atletas da Escola Estadual Professora Enny Tereza Longo Fracaro, de Votuporanga, fizeram bonito e conquistaram dois títulos nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo – Modalidade Atletismo PCD (pessoa com deficiência). As disputas, que ocorreram no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo-SP, terminaram na quarta-feira (21).
Yago Fernando, de apenas 11 anos, disputou na categoria A (sub-14), na classe T42, e foi campeão nas provas de 60 metros, com o tempo de 17'58'', e salto em distância, com a marca de 2,15 metros. Já a atleta Sofia Urbina, também na categoria A (sub-14), venceu com propriedade na classe T47 as provas de 60 metros, com o tempo de 10'17", dos 150 metros, com a marca de 24'22", e da prova de salto em distância, com a marca de 3,97 metros.
Em conversa com o A Cidade, o professor Márcio Fukuiama, destacou a importância desse tipo de competição. Os Jogos Escolares, segundo ele, são como uma olímpiada voltada para as estudantes das redes pública e privada, e classificatórios para os Jogos Escolares Brasileiro. Nesse caso específico das últimas conquistas, os atletas campeões são deficientes físicos, porém os Jogos contam com modalidades para pessoas com deficiências intelectuais, paralisia cerebral, nanismo, entre outras.
“Uma porta que se abre para o mundo”. É assim que Fukuiama vê esse tipo de competição – e consequentemente a equipe paralímpica da escola Enny –, já que oferta inclusão e oportunidade para esses jovens. “Por meio do esporte e da educação, eles se sentem valorizados e incluídos”, destacou.
A escola Enny é pioneira em participação nas competições PCD. “Desde 2009, a minha primeira participação nos Jogos Escolares Brasileiros, em Brasília-DF. Já tivemos atletas campeões no tênis de mesa e depois, recentemente, incluímos dois nadadores na Seleção Brasileira de Natação, que são os nossos ex-alunos Kevin Eduardo e Erik Bailon”, contou.
Na próxima semana, Fukuiama levará os competidores da categoria de pessoas com deficiências intelectuais para a última disputa, novamente na modalidade de atletismo, de 26 a 29 de junho. Os atletas Rafael Henrique, Tifini, Jheniffer e Nathan representarão a cidade – como única escola da Diretoria de Ensino de Votuporanga.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/esporte/2023/06/equipe-paralimpica-da-escola-enny-abre-as-portas-da-inclusao-para-estudantes-n76111
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco