Data foi instituída junto com os festejos do dia de São José, que também é comemorado hoje
Comemora-se hoje (19) o Dia Mundial do Artesão, data em que também é lembrado o dia de São José Carpinteiro. Artesão é a designação para quem faz trabalhos manuais e com materiais diversos, como sementes, miçangas, tecidos, cerâmica e madeira, além de materiais recicláveis como garrafas PET e vidro.
A tecnologia trouxe muitas modificações na vida das pessoas, muitas profissões ficaram ultrapassadas e até mesmo acabaram ou foram substituídas, mas existem outras que permanecem mesmo com o passar dos anos e com toda inovação trazida pela tecnologia justamente por sua peculiaridade. Uma dessas profissões é a de artesão.
O principal motivo dessa profissão ainda existir, e com muita força é em função da cultura de cada região, tanto em nosso país como em várias partes do mundo. A palavra “artesão” significa “indivíduo que pratica arte ou ofício que dependem de trabalhos manuais”, isto quer dizer que qualquer peça produzida pelo artesão é única e foge de qualquer processo de produção em série realizado por indústrias.
A artesã Arlete Lima Lira, de 43 anos, trabalha com a arte há 15 anos, na época resolveu investir no negócio para conseguir uma grana extra. “Eu fazia brindes para empresas, depois fiz decoração para festas, lembrancinhas. Cheguei a mandar meus produtos para o Japão, Portugal e todo o Brasil“, disse.
Hoje, ela só trabalha com a arte pelo prazer. “No momento não faço mais para vender, comecei a dar aulas para crianças especiais, onde faço um trabalho diferenciado. Quando vamos fazer algum artesanato com garrafas PET, por exemplo, vou explicando quanto tempo demora para aquele material se decompor no meio ambiente”, contou.
Arlete falou ainda que para ela, o artesanato é um grande prazer. “Venho de uma família de artesãos, minha avó me ensinou desde pequena a bordar, com cinco anos eu já bordava sozinha. É muito prazeroso, viajo naquilo que estou fazendo e nem vejo a hora passar”.
Curiosidades
Ao que tudo indica os índios foram os nossos primeiros artesãos, pois quando os portugueses chegaram ao Brasil, encontraram uma civilização que dominava a arte da pintura utilizando pigmentos naturais, a cestaria e a cerâmica.