Mais de 800 terrenos foram detectados com mato alto pela equipe de fiscalização; multa é de 80 UFM
A empresa contratada pela Prefeitura de Votuporanga começou a limpar cerca de 800 terrenos sujos nesta quinta-feira (19). Os lotes já haviam sido detectados pela equipe de fiscalização da Secretaria da Cidade, que emitirá a partir de agora a multa de 80 UFM (R$ 234,87) mais a taxa de limpeza (R$ 0,36 o m²) aos proprietários. A medida visa evitar que os lotes se transformem em depósitos de lixos e, consequentemente, em criadouros do Aedes aegytpi, mosquito transmissor da dengue.
Os trabalhos de limpeza e multa foram iniciados pela região leste e percorrerão, na sequência, as zonas sul, oeste e norte até completar toda a cidade. Todos os proprietários foram notificados para executar o serviço, que é obrigatório por lei, porém, aqueles que não cumpriram sofrerão as penalidades. O diretor do departamento responsável pelo serviço de fiscalização, Osmildo Botta Junior, enfatizou que a intenção da Prefeitura não é multar, mas, “infelizmente, muitas pessoas não fazem a sua parte”.
Os terrenos baldios são os maiores vilões na proliferação de insetos nocivos à saúde pública e, por isso, são necessárias medidas mais rígidas, como a autuação dos proprietários de lotes transformados em verdadeiros depósitos de entulhos e lixos, espalhados pelo município. A limpeza também é importante para evitar a proliferação de animais peçonhentos e roedores.
Para esclarecer dúvidas a respeito do serviço o setor de Fiscalização atende pelo telefone (17) 3423-1732 e para denúncias de terrenos sujos o telefone da Ouvidoria Municipal é o 0800-7703590.