De acordo com a Conab, a produção de soja foi mais uma vez responsável pelo crescimento da produção de grãos do país
O Brasil deve produzir ao menos 200,7 milhões de toneladas de grãos na safra 2014/2015, de acordo com o levantamento divulgado hoje (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O número corresponde a um crescimento de 7,06 milhões de toneladas (3,6%) na comparação com a safra anterior, quando foram produzidas 193,6 milhões de toneladas de grãos.
Na comparação com o último balanço da produção de grãos , divulgado no mês passado (198,54 milhões de toneladas), a Conab corrigiu a estimativa de cultivo de algodão, amendoim, arroz, feijão, girassol, mamona, milho, soja, sorgo, aveia, canola, centeio, cevada, trigo e triticale para esta safra em 1,1%.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também divulgou nesta sexta-feira (10) o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola. A expectativa, pelos dados do instituto, é que o país encerre 2015 com uma produção agrícola de 199,7 milhões de toneladas.
Os cálculos do IBGE e da Conab são feitos com base em metodologias diferentes. O IBGE trabalha com anos civis, enquanto a Conab pesquisa o ano-safra, que vai de abril a março do ano seguinte, no Centro-Sul. O IBGE também inclui, nos levantamentos, culturas que não integram as pesquisas da Conab.
De acordo com a Conab, a produção de soja foi mais uma vez responsável pelo crescimento da produção de grãos do país, com incremento 9,5% o que representa 8,16 milhões de toneladas. Ao todo, devem ser produzidas 94,3 milhões de toneladas do grãos. A área estimada de plantio desta safra foi 57,33 milhões de hectares, praticamente o mesmo patamar utilizado na safra anterior.
A produção de milho, segundo a Conab, teve redução de 4,3%, o que representa 1,36 milhão de toneladas a menos na comparação com a safra anterior, de 31,65 milhões de toneladas. O sétimo levantamento da safra de grãos 2014/2015 foi feito entre os dias 23 e 27 de março.