Criado para desburocratizar a vida dos cidadãos que precisam de serviços públicos em São Paulo, o programa completou 18 anos no dia 20 de outubro de 2015
O ano de 2016 já começa com 23,6 mil atendimentos agendados no programa Poupatempo. O serviço mais procurado para os primeiros dias do Ano Novo é o de emissão de 1ª via ou 2ª via da Carteira de Identidade, com 10,8 mil solicitações, o que representa 46% dos agendamentos para 2016.
O sistema de agendamentos no Poupatempo foi criado em 2010 para dar mais eficiência ao programa e evitar filas. Os cidadãos podem escolher o dia e a hora em que desejam ser atendidos e dessa forma o Poupatempo otimiza os horários de atendimento, distribuindo a demanda e evitando ociosidade ou tempo de espera.
No início, o agendamento só era oferecido nos postos da Capital, mas hoje já está disponível em todas as 69 unidades do Poupatempo no Estado.
O Poupatempo prevê grande aumento do número de agendamentos nas primeiras semanas do ano, como normalmente acontece, pois nesta época de festas cresce a incidência de documentos perdidos, furtados ou roubados.
Durante o ano de 2015, foram agendados até novembro mais de 10,6 milhões de atendimentos. No período, o Poupatempo atendeu 39,2 milhões de cidadãos, o que significa que 27% das pessoas agendaram previamente o atendimento.
Sem considerar os serviços no Banco do Brasil que funcionam no Poupatempo, foram 28,5 milhões de atendimentos, sendo 37% agendados. A maior procura durante este ano foi por RG, com 6,1 milhões de atendimentos, ou 53% do total.
Quase a metade dos agendamentos (45,26%) foram pelo sistema de autoatendimento, com o aplicativo SP Serviços para celular ou tablets ou pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br.
Atualmente, o Poupatempo presta cerca de 170 mil serviços por dia, 30 mil a mais que no ano passado, quando 31 novas unidades foram inauguradas, praticamente dobrando o tamanho do programa.
Em 2015, mais cinco postos foram abertos em Santo André, Taboão da Serra, Itaquaquecetuba, Guarujá e Guaratinguetá – que vem funcionando em sistema de pré-operação desde o dia 21 de dezembro e será inaugurado segunda-feira, 4 de janeiro, no primeiro dia útil de 2016. Hoje o Poupatempo está em todas as regiões administrativas do Estado.
Programa Poupatempo
Criado para desburocratizar a vida dos cidadãos que precisam de serviços públicos em São Paulo, o Poupatempo completou 18 anos no dia 20 de outubro de 2015 com mais de 460 milhões de atendimentos já realizados. O número representa mais de duas vezes a população brasileira, estimada em 204,8 milhões de habitantes.
O programa Poupatempo entra em 2016 em uma nova fase na qual a prioridade será a expansão dos serviços eletrônicos prestados pela internet ou aplicativos para celulares, além de terminais de autoatendimento e outras novidades tecnológicas que permitem facilitar ainda mais a vida dos cidadãos, segundo o titular da Subsecretaria de Tecnologia e Serviços ao Cidadão, Júlio Semeghini.
“Com as novas tecnologias hoje existentes, vamos poupar cada vez mais o tempo dos cidadãos”, afirma Semeghini, que foi um dos criadores do programa na gestão do ex-governador Mário Covas, em 1997, quando era presidente da Prodesp, empresa de Tecnologia da Informação do governo do Estado de São Paulo que administra o programa Poupatempo.
Pesquisas de satisfação com usuários nos últimos quatro anos consecutivos indicam que a aprovação do programa atinge os 99% de acordo com institutos de pesquisas como o Ibope e a Fipe/USP. Este ano, o Poupatempo foi eleito em pesquisa de opinião do Datafolha o melhor serviço público de São Paulo.
“Para o Poupatempo, o tempo do cidadão é sagrado”, afirma Semeghini, destacando que a ênfase do programa continuará sendo o atendimento eficiente e cordial. “O Poupatempo foi idealizado para oferecer ao usuário um local com os principais serviços públicos em um ambiente confortável, com foco no respeito aos direitos dos cidadãos, e essa filosofia será reforçada com as novas tecnologias”, acrescenta.