A cerimônia foi realizada no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença de secretários estaduais e municipais, educadores paulistas, parlamentares e autoridades do Judiciário.
O governador Geraldo Alckmin oficializou nesta quinta-feira, 28, o novo secretário de Estado da Educação de São Paulo, José Renato Nalini. Desembargador e professor universitário, ele ocupa a vaga deixada por Herman Voorwald, em dezembro. A cerimônia foi realizada no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença de secretários estaduais e municipais, educadores paulistas, parlamentares e autoridades do Judiciário.
O novo secretário assume o cargo com a missão de comandar a maior rede de ensino do Brasil e da América Latina, com mais de cinco mil escolas, aproximadamente 300 mil funcionários, entre professores e servidores, e 3,8 milhões de alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.
“O Dr. José Roberto Nalini é professor há mais de 40 anos, começando lá na sua cidade, Jundiaí. É professor, doutor, homem da cultura, foi presidente da Academia Paulista de Educação e tem espírito público, que é essencial para servir a sociedade”, ressaltou Alckmin, que ainda destacou a capacidade do novo secretário para dialogar com todos os protagonistas da rede estadual, alunos, pais, professores e a sociedade. “Nós estamos muito confiantes e com todo o apoio para que ele faça um ótimo trabalho na Secretaria, em benefício da educação pública de São Paulo”, disse Alckmin.
“Eu tenho plena autonomia para começar a dialogar e ouvir todos os interessados, em verificar aquilo que cada comunidade quer. O que é bom, em termos de educação, de acordo com a Constituição, é que ela abre um leque de possibilidades e nós não precisamos de camisa de força. Basta verificar a explicitude do artigo 205 da Constituição, que responsabiliza a família, o estado e sociedade pela educação”, disse Nalini.
Ainda sobre manter diálogo com a comunidade escolar, Nalini acrescentou que vai “chamar todos aqueles que puderem colaborar para que nós possamos fazer com que a escola de São Paulo seja um lugar sedutor. A escola tem que ser um centro de convergências de interesse comunitário.”