Cada criança recebe 15 litros por mês, a distribuição é feita nas unidades de saúde
A Secretaria Municipal de Assistência Social alerta para as mudanças nos critérios do Programa Vivaleite, do Governo do Estado de São Paulo, e que atualmente beneficia 2.120 crianças do município. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social decidiu restringir a faixa etária de pessoas atendidas. A partir de hoje (1/7), apenas crianças com até cinco anos e 11 meses de idade terão direito ao benefício.
“O Governo do Estado tinha como público-alvo crianças de seis meses até sete anos. Entretanto a legislação mudou e será colocada em prática a partir de julho”, explicou a coordenadora do programa local, Andreia Datorre.
De acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, mantém-se a estratégia de focalizar o Programa Vivaleite na população em extrema pobreza, ao mesmo tempo em que prioriza as alterações na faixa etária. Segundo o governo estadual, o Programa Vivaleite é direcionado a crianças e idosos em situação de risco nutricional, sendo que, atualmente, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), já garante à criança a partir de 6 anos a alimentação que objetiva a suplementação. Cada criança recebe 15 litros por mês por meio do programa. O município entrega 31.800 litros de leite mensalmente para 1.867 famílias atualmente. A distribuição é feita nas unidades de saúde.