Cibeli Moretti
cibeli@acidadevotuporanga.com.br
Cerca de 30 artistas estiveram reunidos no último sábado na sede da Secretaria de
Educação, Cultura e Turismo para o Pré-Fórum de Cultura. Esta é a primeira vez que o setor de cultura reúne a classe artística para saber as necessidades e perspectivas de cada um. Liderada pelos atores Lucas Olivo e Esmeraldina Reis, a reunião foi
possível depois de alguns questionamentos feitos por eles durante a última audiência pública da pasta.
Os grupos foram divididos por segmentos artísticos como música, teatro, dança,
artesanato, cultura afro, artes plásticas e gestores, este último, representado pela chefe do setor de cultura, Marines Manhani Lima e pelo responsável pelo museu municipal, Evandro Júnior Ferreira da Silva.
Os grupos tinham a missão de responder três perguntas: Quais as necessidades do seu segmento; qual seu comprometimento para sanar suas necessidades e, por último, seu segmento pode oferecer parceria para a criação de outros segmentos. Em seguida as respostas foram descritas em um único documento, que, depois de aprovado em plenária, será encaminhado à secretária Eliane Baltazar Godoi.
Reivindicações
Umas das principais reivindicações dos grupos foi um local apropriado para ensaio, exposição e apresentação dos trabalhos. Outro ponto forte da reunião foi falta de reconhecimento ao profissional da cultura.
Atualmente, a cidade tem cerca de dez grupos teatrais, em fase de formação e
profissionais, que gostariam de viver da arte e não conseguem. "O teatro (segmento) em Votuporanga está capenga, e não é de hoje, falta formação e incentivos", diz uma das atrizes. "O setor de cultura olha para os artistas locais como amadores, não somos valorizados", completa a atriz.
Comissão
As discussões e reivindicações foram tantas que a tarde do sábado não foi suficiente. Algumas pessoas, devido a compromissos, outras porque não tiveram paciência foram embora antes do término da reunião.
Os últimos participantes decidiram que o documento será aprovado ou não, durante uma nova reunião, marcada para esta quarta-feira, às 19 horas, no mesmo local.
Participará da reunião uma comissão nomeada durante o Fórum, composta por 12
pessoas, dois representantes de cada segmento. A mesma comissão será a responsável pela organização do Fórum de Cultura, cuja data ainda não foi definida.