Inúmeros benefícios foram implantados nos últimos anos; servidores municipais se dizem satisfeitos com as últimas administrações e esperançosos para os próximos anos
Sonia Cristina Matarucco Sartório é o exemplo de funcionária que todo patrão ou empresa gostaria de ter em seu quadro de colaboradores. Mesmo depois da aposentadoria continua trabalhando na Prefeitura de Votuporanga, onde iniciou seu serviço em 1988, com a função de escriturária. “Gosto muito de trabalhar aqui, gosto dos meus colegas de trabalho, por isso decidi continuar e tive a aprovação dos meus superiores”, afirmou a servidora pública municipal que, desde o primeiro dia atua no mesmo setor, o da Tesouraria, onde já é bastante conhecida.
Ela faz parte dos cerca de dois mil servidores municipais ativos que atuam na Prefeitura de Votuporanga e que comemoram na próxima segunda-feira (28/10) o Dia do Funcionário Público, lembrado em todo o país. Esta categoria tem sido cada vez mais valorizada pela administração municipal, por intermédio de inúmeras ações, entre elas o incentivo em qualificação profissional. “Uma das coisas que mais chama atenção nos últimos anos são os diversos cursos oferecidos para os funcionários, além dos descontos corporativos que temos em várias instituições para cursos de graduação e pós-graduação”, afirmou outra funcionária pública que também ocupa o cargo de escriturária na Secretaria de Obras, Malvina Custódio Uyemura.
O diretor de divisão da Receita Imobiliária da Secretaria de Finanças, João Batista André, também tem como origem o cargo de escriturário e atua na Prefeitura há 25 anos. “Fui admitido através de concurso público em 1988, com 22 anos de idade. Passei por várias gestões e vários administradores, uns se preocupando um pouco mais com o funcionalismo, outros menos, porém, notamos, nas últimas administrações, maiores preocupações e mais atenção nesse sentido. Dentre as mudanças podemos destacar investimento na qualificação do funcionário, pagamento do plano de saúde, criação do Plano de Cargos, reformulação dos prédios públicos com adequação de móveis e equipamentos de informática, instalação de ar condicionado, entre outras coisas”, comemorou o funcionário.
A implantação do Plano de Cargos, Vencimentos e Carreira, ocorrida em fevereiro deste ano, é uma das conquistas mais significativas para a categoria, onde os servidores que cumprirem os pré-requisitos com um bom desempenho poderão dobrar seus salários ao longo da carreira. Por meio dele a Prefeitura pode melhorar a gestão de seus quadros e oferecer aos servidores maiores oportunidades de crescimento profissional e salarial. A intenção do Plano é prover a prefeitura de uma estrutura moderna de cargos, visando maior eficácia no atendimento à municipalidade, o aprendizado e crescimento dos servidores.
Para elaboração do Plano foram estabelecidos diálogos frequentes com os servidores e nele destaca-se o crescimento do servidor na carreira dentro de dois tópicos: crescimento por tempo de serviço e por qualificação profissional, sendo que as duas situações estão condicionadas à avaliação de desempenho, que será aplicada anualmente a todos os funcionários efetivos.
No decorrer da carreira o servidor poderá ter aumento salarial por duas situações: tempo de serviço e qualificação profissional. A avaliação ocorrerá todo ano e o aumento salarial de acordo com estas duas situações poderá acontecer, de acordo com seu desempenho na avaliação, quando o servidor completar 3, 5, 6, 7, 9, 10, 13, 18, 23, 29 e 35 anos de serviço.
“Ser funcionário público foi minha escolha, portanto tenho a obrigação de fazer bem feito, o que me for determinado, independente das adversidades. O verdadeiro funcionário público tem orgulho do seu trabalho, e ‘veste a camisa’, buscando a cada dia desenvolver melhor a sua função, porque, além de funcionário, a grande maioria reside no município, assim, deve zelar pela boa administração da cidade, pelos bens patrimoniais, pelos materiais de trabalho. Pois, se administração não vai bem, o município por consequência sente os efeitos negativos, e queira ou não queira é de onde sai o sustento para sua família”, disse João André.
“Nesse dia acho que mais importante que comemorar, seria refletir, ‘qual a importância do funcionário público na vida do cidadão?’ Ganhando mal ou bem ele está sempre ali para atendimento, porém deve-se continuar investindo, como vem sendo feito, no sentido de que esse funcionário seja cada vez mais qualificado a fazer um atendimento digno, com excelência, ao cidadão que paga por esses serviços através dos seus impostos”, finalizou o servidor.