O espetáculo, que é inspirado no circo teatro do século XIX, tem sua última apresentação no projeto escola, hoje
Durante todo o mês de outubro, os olhos das crianças das escolas da rede municipal de Votuporanga brilharam ao receber a visita inusitada de um circo. Em uma pequena tenda armada nos pátios das escolas, dois palhaços atrapalhados, figuras centrais do espetáculo teatral, se revezavam em: o equilibrista, o mágico, o homem mais forte do mundo... Personagens que compõem e contam a história do circo. Este foi o projeto cultural e educacional, desenvolvido pela Entre Aspas Cia. Teatral em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga. O projeto levou apresentações gratuitas do espetáculo “O Circo” e contemplou mais de sete mil crianças das escolas da rede municipal.
O espetáculo, que é inspirado no circo teatro do século XIX, tem sua última apresentação no projeto escola, hoje.
“Esta é uma iniciativa da atual secretária de Educação, Silvia Rodolfo, que, entendendo a importância da arte na educação, quis levar o trabalho para as escolas e pediu que elaborássemos um projeto artístico para o público infantil. Fizemos então uma pesquisa artística pedagógica e produzimos o espetáculo “O Circo”. Optamos pelo teatro e o circo, devido à diversidade temática e estética que poderiam desdobrar e aumentar a carga de experiência e conhecimento do público”, explicou Alvaro Rovares, membro do grupo.
De acordo com Alvaro, o espetáculo teve ótima aceitação por parte das crianças, professores e todos os outros profissionais das escolas. “Até mesmo os pais das crianças, que não estavam presentes nas apresentações, ficaram sabendo do espetáculo através dos comentários de seus filhos em casa. O entusiasmo era tanto que os pais vinham nos procurar na fan page da Cia. Teatral para agradecer e compartilhar conosco os comentários que seus filhos faziam em relação ao nosso trabalho. Foi uma ação muito feliz e repleta de carinho”, destacou.
O espetáculo também teve um desdobramento, pois foi material para que o professor da escola visitada trabalhasse em sala de aula com as crianças. O professor foi um mediador entre o espetáculo e as crianças. Em sala de aula ele pode trabalhar as entrelinhas do espetáculo: referências estéticas, históricas e alusões ao universo do circo, o que potencializou e propiciou novos conhecimentos, além dos que foram adquiridos pelas crianças durante o espetáculo.
Nesta primeira fase, o projeto contou com três artistas:
Alvaro Rovares (ator e diretor); Luis Rao (ator); Marcia Vilela (diretora e responsável pela pesquisa pedagógica).
Sobre a Cia teatral
A Cia Entre Aspas Teatral tem sede em Votuporanga e teve seu início em 2005, fundada pelo ator e palhaço: Álvaro Rovares. A Companhia pesquisa, produz e realiza espetáculos, sessões de histórias e oficinas de teatro e palhaçaria voltadas ao público infantil.