Os cursos de Jornalismo e de Letras da UNIFEV promovem, nesta quarta-feira, dia 6, às 20 horas, no auditório do Câmpus Centro da Instituição, a exibição de Estocolmo, oitavo filme do cineasta e publicitário Alexandre Estevanato.
Após a apresentação do curta metragem, haverá um debate com o diretor, que também é professor dos cursos de Comunicação do Centro Universitário de Votuporanga. O evento é gratuito e aberto à comunidade.
A ideia de produzir o filme nasceu no ano 2000, quando Estevanato assistiu pela televisão ao sequestro do ônibus 174 no Rio de Janeiro, em que um rapaz fez vários reféns por horas e, ao final, uma das vítimas foi atingida por um tiro disparado pela polícia e o sequestrador acabou morto, asfixiado pelos policiais a caminho da delegacia.
O clamor da sociedade por justiça logo depois desse episódio incomodou o diretor e esses questionamentos se transformaram no roteiro de Estocolmo.
Estevanato realizou diversas pesquisas a fim de descobrir o que pensam as pessoas vítimas de violência e o material auxiliou-o a escrever o roteiro durante um ano. Para ele, essa foi a produção mais complexa de sua carreira.
O diretor ainda conta que o filme é tenso e traz, além da violência urbana, a discussão da fé e da síndrome de Estocolmo, que retrata vítimas de sequestros que desenvolvem um apego forte por seu algoz.
A síndrome recebe esse nome em referência a um crime ocorrido há 40 anos, em 1973, quando dois assaltantes invadiram um banco em Estocolmo, Suécia, e fizeram vários reféns. Mesmo após o término do sequestro, as vítimas defendiam os seus raptores.
As gravações aconteceram em São José do Rio Preto no período de três dias e os atores Edivaldo Vitorino, Marcelo Matos, Maria Victória Haro e Cleber Parpinelli tiveram total liberdade para desenvolver e construir seus personagens.
Da região, o material seguiu para a Dcombine, em Israel, que é uma produtora de finalização e pós-produção de grande prestígio no cenário cinematográfico mundial.
O filme, orçado em torno de 50 mil reais e produzido sem patrocínios, teve seu roteiro premiado pelo Programa de Fomento à Produção Cultural Nelson Seixas, de São José do Rio Preto – SP, edição 2013
O lançamento nacional de Estocolmo aconteceu no SESC Rio Preto no dia 18 de outubro e o diretor, agora, objetiva participar dos grandes festivais de cinema do país e do mundo durante os anos de 2014 e 2015.