A atração da Globo é estrelada com os shows de grandes cantores nacionais que junto com o telespectador vai receber o novo ano
Já virou tradição! Todo ano a Rede Globo reúne os maiores sucessos do mundo da música para alegrar a noite do Ano Novo de quem vai passar o Réveillon em casa.
O “Show da Virada” foi criado em 1998 para substituir o “Réveillon do Faustão”, que foi exibido na noite do dia 31 de dezembro de 1991 a 1996. A receita do sucesso do programa não tem segredo: são vários músicos de diferentes estilos que participam do especial em um show, com a plateia vestida de branco. A atração é pré-gravada e editada antes de ir ao ar, devido ao fato de muitos artistas agendarem outros compromissos para a noite do Ano Novo e, por isso, não estarem disponíveis para um evento ao vivo na emissora.
O primeiro “Show da Virada” foi ao ar na virada de 1998 para 1999 e teve a apresentação de Renata Ceribelli e Zeca Camargo. Com o apoio do Departamento de Jornalismo da Globo, a dupla ancorou flashes ao vivo da festa na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, cerca de 40 minutos antes da tradicional queima de fogos. Mas o show musical propriamente dito ganhou outro nome, “Feliz Ano Novo”, exibido após os festejos da virada do ano.
Já no ano seguinte, a emissora levou ao ar uma programação especial, também chamada de “Show da Virada”, para marcar a chegada do ano 2000, com a exibição, ao vivo, de trechos de shows que aconteciam em quatro Estados brasileiros. Mas foi somente na virada de 2000 para 2001 que o “Show da Virada” passou a designar o especial musical de fim de ano – embora com o nome “Milênio: Show da Virada” -, com a apresentação de diversas atrações da música nacional em shows pré-gravados especialmente para comemorar a data.
Na virada de 1999 para 2000, um estúdio montado na suíte de um hotel localizado na Praia de Copacabana serviu de base para a narração de Galvão Bueno. Cinquenta jornalistas trabalharam na cobertura do Rio de Janeiro, incluindo quatro equipes na praia, uma num dirigível e uma num helicóptero. Nas comemorações no Parque do Anhembi, em São Paulo, a decoração do local foi feita com dez mil pipas pintadas nas semanas anteriores por alunos de diversas escolas, com mensagens de paz e amor para o novo ano. No total, mais de 50 jornalistas da emissora trabalharam na cobertura do Réveillon de 2000 para 2001 no mundo inteiro.
E para receber 2014 com grande estilo, a produção do programa convidou os destaques da música, que foram sucesso em 2013 e que não poderiam faltar no “Show da Virada” deste ano. O primeiro dia de gravação aconteceu no dia 26 de novembro, uma terça-feira, no palco do Citibank Hall, em São Paulo e contou com a participação de Ivete Sangalo, Zezé Di Camargo & Luciano, Zeca Pagodinho, Claudia Leitte, Thiaguinho, Anitta, Skank entre outros nomes de destaque. Assumindo pela primeira vez a direção da atração, Luiz Gleiser se mostrou animado com o novo desafio. “Eu adoro trabalhar com música brasileira, e o ‘Show da Virada’ é uma oportunidade de pegar o que há de mais popular no Brasil, completando um espectro que vai desde o repertório do ‘Criança Esperança’ até o de ‘Som Brasil’. É um privilégio”, comemorou o diretor de núcleo.
Ao todo, serão 64 artistas celebrando o sucesso de 2013 e compartilhando suas energias por um feliz 2014. Estiveram ainda no primeiro dia de gravação Leonardo, Wanessa, Paula Fernandes, Tchê Garotos, Arlindo Cruz, Luan Santana, Mariene de Castro, Oba Oba Samba House, Saulo, Gabriel Valim, Jota Quest, Asa de Águia, Latino, Thales, MC Koringa, NX Zero, Cesar Menotti & Fabiano, João Neto & Frederico, Munhoz & Mariano, Pixote, Diogo Nogueira e Revelação.
No dia seguinte, dia 27, aconteceu o segundo dia de gravação e foi marcado pelo agito de 32 artistas que passaram pelo palco do Citibank Hall. Sucessos da música como Victor & Leo, Gaby Amarantos, Naldo Benny, Michel Teló, Sorriso Maroto, Frejat e Capital Inicial colocaram o público para dançar.
Neste ano, o especial terá 130 minutos. O diretor de núcleo da atração, Luiz Gleiser credita o aumento do tempo de duração aos próprios artistas: "É o poder da música brasileira que consegue conquistar cada vez mais espaço na televisão". Sobre os diversos projetos musicais que tem sob sua direção além do “Show da Virada”, como “Som Brasil”, “Criança Esperança 2013”, “Sintonize”, “Festival Promessas” e “Sai do Chão”, o diretor comemorou: "A gente gosta muito do que faz, e é um privilégio trabalhar com estes artistas todos".
A noite do segundo dia de gravação contou ainda com as performances de Leo Santana, Jammil, Wesley Safadão, João Lucas e Marcelo, K9, Israel Novaes, Padre Fábio de Melo, Raça Negra, MC Marcelly, Fernando & Sorocaba, Psirico, Leandro Sapucahy, Harmonia do Samba, Alcione, Sambô, Mumuzinho, Bom Gosto, Turma do Pagode, Bruno & Marrone, Péricles, Belo, Gusttavo Lima, Pablo, Jorge & Mateus e MC Bola.
Para quem é fã de música brasileira e vai passar o Réveillon em casa, o “Show da Virada” pode ser uma boa pedida. A atração será exibida após “Amor à Vida”.